Anildo Krug: programação irá comemorar
os 21 anos da entidade. Foto: Aarquivo/JdeB
A Associação Beneficente Santa Rita de Cássia - Casa de Caridade -, do Bairro Cantelmo, em Francisco Beltrão, iniciou a programação religiosa para comemorar os 21 anos de sua fundação. Até a penúltima semana do mês será promovida a Novena de Santa Rita de Cássia. Todas as quintas-feiras, às 19h30, haverá a reza do terço, cantos e reflexões em sua sede.
Dia 19, próxima quinta-feira, data em que se comemora a fundação da entidade assistencial, haverá a reza das mil Ave-Marias, a partir das 14 horas. As pessoas estão convidadas para participar das celebrações. A Casa de Caridade entrega alimentos, pelo menos quatro vezes por semana, para cerca de 50 famílias carentes, além de ensinar os assistidos a fabricar pães e doces, a economizar na elaboração de alimentos, fazer o corte de cabelos de pessoas carentes em salão próprio e reunir a comunidade para momentos de oração.
Anildo Krug, um dos voluntários da entidade, diz que o trabalho hoje é muito focado em arranjar empregos para as pessoas carentes que residem nesta região da cidade.
Todo este trabalho é feito por um grupo de 15 voluntários. A entidade sobrevive de repasses de recursos financeiros de pessoas e empresas e das doações do projeto Mesa Brasil, do Sesc. A entidade mantém um bazar permanente que vende roupas usadas a R$ 1 por unidade.
A Associação Santa Rita também desenvolve trabalhos em parceria com o Clube de Mães e Projeto Mesa Brasil/Sesc.
Programação tem novidade
Neste ano, a parte social terá o festival de pastel e um encontro de gaiteiros. "O uso da gaita está voltando e a ideia nossa é aproveitar este pessoal; de repente, podemos juntar um grupo e fazer uma ação com encontro semanal", diz Anildo.
Para o voluntário, se der certo a proposta de encontros semanais, será uma forma de prevenir que as pessoas não caiam no mundo das drogas. Um dos acordeonistas que vai participar do encontro é o seu João Asteroide Paes, presidente da associação. Além dele, há outros acordeonistas autodidatas nos bairros Cantelmo, Pinheirão e Jardim Vergínia.
O festival do pastel vai vender por unidade ou por encomendas. Se as pessoas, empresas ou entidades quiserem fazer pedidos, a partir de 15 pastéis, a Associação Santa Rita vai entregar a encomenda no local indicado pelo comprador. Cada pastel será vendido a R$ 3.
Programação de aniversário
- Dia 19 de abril, 5ª feira, a partir das 14 horas: reza das Mil Ave-Marias;
- Nas próximas quintas-feiras de abril e maio acontece a novena de Santa Rita de Cássia, às 19 horas;
- Dias 18 e 19 de maio, sexta-feira e sábado: Festival do Pastel. Dia 18, entrega de pastel a partir das 18 horas. Dia 19, venda e entrega de pastéis o dia todo.
- Dia 19 de maio, sábado, à noite, Encontro de Gaiteiros.
- Dia 22, terça-feira, missa em honra ao Dia de Santa Rita de Cássia, às 19h30, sob a presidência do padre Élio Albano.