Roupas em inglês: aprender vocabulário brincando é mais divertido
![]() |
Alunos mostram o dinheiro de brincadeira e as peças que desejam comprar. |
Alunos de 5 anos de idade fazem a festa nas aulas de Inglês. Uma vez por semana, durante uma hora, eles estudam de uma forma dinâmica e divertida. Esse trabalho é desenvolvido pela professora Neuza Bottin e se chama Project Children at Yázigi. “A escola é transformada, em cada sala é feita uma atividade. As crianças vêm brincar em inglês.” A área externa também é ocupada, exceto quando há previsão de chuva.
Cada aula tem uma abordagem, como Welcome Park (boas-vindas no início do ano letivo), Pig Party (festa do porco), Frogs (sapos) e Carnaval. Snakes, por exemplo, foi o assunto sugerido por Tarso Busatto Vicensi, que adora cobras.
Na aula sobre vestuário, os alunos foram com alguma vestimenta que adoram. Neste caso, Tarso foi vestido de gaúcho, com chapéu e poncho. O projeto não tem material didático específico, pois cada semana tem práticas diferenciadas, com orientação da professora Patrícia Colling.
Atividades
![]() |
A professora Patrícia Colling pergunta os valores dos itens dispostos na parede. |
Inicialmente, os alunos participaram do online games (jogos online) e do Coloring some Clothes, que consistia em pintar ilustrações de casaco, blusa e cachecol. Os pais também recebem esse material, como forma de acompanhar o andamento das aulas.
Em seguida, os estudantes “foram ao shopping”, ou seja, receberam pequenas notas equivalentes a cédulas em miniaturas. Na parede foram coladas algumas ilustrações com o preço embaixo, por exemplo: shoes (sapatos) = R$ 5.
Patrícia questionava: “How much is it?” (Quanto custa isto?). Os alunos respondiam em inglês, com base nas gravuras da parede. Na sequência, dois voluntários participaram da brincadeira na qual quem abotoasse a camisa primeiro, em um minuto, seria vencedor.
Em outra sala, eles teriam que pegar a seta amarela com a escrita “I like” (Eu gosto) e indicar na sua roupa qual o item preferido. Outro momento de descontração foi quando eles tiraram os sapatos e colocaram num pano, para que os pares fossem misturados. O objetivo era encontrar o par.
Painel
Os alunos observaram revistas de moda e catálogos para então recortar e colar no painel os itens que eles gostaram. Pra finalizar, foi divulgado um vídeo sobre clothes (roupas) e foi feito um memory game (jogo de memória).