23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Professores entram em greve no Paraná

 

Professores da rede estadual de ensino realizam ato em frente ao
Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense. Foto: Paulo Lisboa

 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), cerca de 70% das escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, paralisaram as atividades nesta quarta-feira, 23. A greve foi decidida na última assembléia dos educadores, realizada no dia 29 de março, por mais de mil professores. Um acampamento foi montado em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, em Curitiba, onde se aglomeram cerca de três mil professores e funcionários. Os grevistas querem uma audiência com o governador Beto Richa (PSDB). Em algumas regiões do estado, a adesão é de 100% e a intenção é de que amanhã a mobilização aumente ainda mais.

- Publicidade -

A última greve na educação ocorreu em 2000, há quatorze anos, ainda no governo Jaime Lerner (DEM). A paralização irá atingir cerca de 2,3 milhões de alunos, em um total de 2,1 mil escolas da rede pública no Estado.   

 A decisão foi motivada pela demora do governo em responder às demandas consideradas urgentes pela categoria, como um novo modelo de atendimento à saúde, pela não implementação dos 33% de hora-atividade para o magistério no início do ano letivo de 2014 e pelos descontos no auxílio-transporte. Os professores também cobram a implantação do Piso Nacional para o professor (mínimo de 8,32%), o reajuste no mesmo índice do Piso Regional (7,34%) para os funcionários de escolas, o pagamento das promoções e progressões em atraso, o fim do corte do auxílio transporte para os afastados por licença médica e melhoria do contrato de Processo Seletivo Simplificado (PSS).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques