
gel de qualidade não interfere no resultado”, diz especialista.
O friozinho do inverno chegou e, para esquentar a estação mais fria do ano, incluímos no cardápio bebidas mais quentes, como vinho e café. Alimentos e bebidas com corantes mais fortes são comuns nesta época do ano, mas isso não significa que o sorriso deva ficar amarelado.
“No inverno consumimos alimentos que tendem a escurecer os dentes, como café, chá, vinho, etc.. Porém, temos estudos que provam que a ingestão de café durante o tratamento com um gel de qualidade não interfere no resultado”, explica o cirurgião-dentista, Rafael Cury Cecato. “Os cuidados e precauções são os mesmos, independente da estação do ano”, acrescenta.
Deixar o sorriso mais bonito é fácil, mas exige alguns cuidados. Confira alguns
mitos e verdades que o especialista esclareceu sobre clareamento dental.
1 – O clareamento feito sem supervisão pode causar danos graves à saúde bucal
VERDADE. Clareamentos mal conduzidos podem ocasionar lesões na mucosa, recessões gengivais, necrose pulpar e até perda de dentes por reabsorções radiculares.
2 – Todo mundo pode fazer o clareamento
VERDADE. Desde que tenha sua saúde bucal atestada por um cirurgião-dentista.
3 – O clareamento sensibiliza os dentes
MITO. Durante o tratamento, pode haver algum aumento da sensibilidade, que é tranquilamente contornada pelo profissional, caso o paciente relate incômodo e desde que o procedimento seja bem conduzido.
4 – Cremes dentais, enxaguantes bucais e fitas clareadoras realmente clareiam os dentes
MITO e VERDADE. Cremes dentais, enxaguantes e gomas de mascar não são produtos clareadores. Já as fitas sim, porém são adquiridas sem intermédio do profissional, causando problemas à população.
5 – Café, vinho, refrigerantes e alimentos com corante devem ser evitados após o procedimento
MITO. Não há mais motivo para restrições alimentares durante e/ou após o tratamento de clareamento, desde que seja utilizado um produto de qualidade e este for conduzido adequadamente.
6 – Em longo prazo, o clareamento pode prejudicar a saúde dos dentes
MITO. O clareamento dental não altera e nem muda a integridade dos dentes. Estes não ficam mais frágeis ou fracos.
7 – Todas as restaurações já existentes no paciente que faz clareamento devem ser trocadas
DEPENDE. As restaurações nunca são clareadas, pois não sofrem ação do gel clareador. Porém não sofrem danos desde que este seja conduzido adequadamente e com produtos de qualidade.Portanto, o planejamento realizado pelo profissional em conjunto com o paciente deve contemplar que, após o clareamento, devem ser trocadas as restaurações que oferecerem comprometimento estético.