A Polícia Civil elucidou um roubo praticado em uma casa lotérica de Mangueirinha, no dia 28 de março, quando dois assaltantes levaram R$ 11mil em dinheiro e objetos de clientes, e outro roubo ocorrido em uma fazenda, no dia 6 de abril, quando três assaltantes armados renderam as vítimas e levaram armas, dinheiro, joias e um carro usado para a fuga.
Nos dois roubos os assaltantes usaram roupas, calçados e armas de fogo que foram reconhecidos pelas vítimas. Foram presos Gelmos Airton Venâncio, 34 anos, conhecido pelo apelido de Pezudo, Leandro Severo dos Santos, 29, e Jhonatan Ferreira, 23 anos. Todos são foragidos da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão e estavam residindo em Palmas. Com Leandro foram encontrados produtos roubados na fazenda e com Gelmos produtos roubados na lotérica.
Leandro e Jhonatan foram reconhecidos pelas vítimas e Gelmos foi indiciado por receptação, tráfico de drogas, tentativa de homicídio e corrupção de menores. Leandro e Jhonatan respondem por tentativa de homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e falsa identidade. Jhonatan também tem condenação de 18 anos de reclusão por sete assaltos que realizou em Maringá. No caso do roubo ocorrido na fazenda, ainda falta identificar um terceiro envolvido, que estava encapuzado.
Apreensão de armas
Policiais militares da Rotam de Palmas realizaram operação no interior do município que resultou na apreensão de diversas armas de fogo. Em uma casa foi encontrada uma espingarda, calibre 28, munições e material de recarga de cartuchos. Também foi apreendida uma armadilha usada para caça de animais silvestres. Em outra residência, na mesma fazenda, os PMs localizaram uma espingarda, calibre 32, um revólver, calibre 22, uma carabina e grande quantidade de munições. Os proprietários das armas foram presos. Em Francisco Beltrão, em um bar, foi apreendido um revólver, calibre 32, com duas munições.
A arma estava com um homem que tentou fugir, mas foi dominado, detido e conduzido para a 19ª SDP. Na cidade de Marmeleiro a PM abordou um Voyage, de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina, e no interior do veículo foi encontrado um revólver, calibre 38, numeração raspada, com cinco cartuchos intactos. Também foi localizado um facão, com 45 centímetros de lâmina. Os ocupantes do veículo foram detidos e entregues na delegacia.
Outra ocorrência da Polícia Militar de Marmeleiro foi a apreensão de 660 maços de cigarros contrabandeados do Paraguai. O cigarro foi localizado em uma Montana, placas de Cascavel. O motorista, de 22 anos, disse que pegou o cigarro em Foz do Iguaçu e estava levando para Campo Erê (SC), onde reside. Ele já possui passagem por contrabando de cigarro.