
Terminou no início da tarde de domingo, dia 29, a disputa de bocha masculino na fase regional dos Jogos Abertos do Paraná em Coronel Vivida. A final, entre o time da casa e Pato Branco, aconteceu na cancha da Amovi (Associação dos Motoristas Vividenses). Em uma partida muito equilibrada, os vividenses venceram por 2 a 1 e ficaram com o título da competição. Eles estão classificados para a fase final da divisão B, que acontece em agosto.
Na disputa em trio, Coronel Vivida estava vencendo por 10 a 4, com os atletas Adair Pereira dos Santos, Jocemar do Nascimento e Valcir Balbinot. Mas os pato-branquenses correram atrás do resultado e conseguiram uma virada histórica, vencendo por 12 a 10 com os atletas Diego Augusto Boschi, Jeverson Feranti e Waldir Piccini.
O time da casa se recuperou na disputa em duplas e sobrou dentro da cancha, em uma vitória por 12 a 1. Douglas Fornari e Vinícios Brustolin atuaram por Coronel Vivida e Moacir Antônio Scopel e Vilso Cavagnoli por Pato Branco.
Aí a decisão foi para o individual, entre Leandro Fornari (Coronel Vivida) e Andrei Basquera (Pato Branco). Com muita vibração da torcida, os dois atletas fizeram uma disputa bonita, ponto a ponto, com muita técnica e superação. Jogando em casa, Leandro não decepcionou e conseguiu uma vitória apertada por 12 a 10. Andrei esteve muito perto de vencer, mas na hora de rafar a bocha do adversário, errou o alvo. “Para mim é muito importante ter vencido em casa, com o apoio da torcida. Tenho que agradecer a oportunidade dada pelo município e agora temos que fazer bonito na fase final também”, comenta Leandro, o jogador mais decisivo de Coronel Vivida.
Este ano está sendo muito positivo para ele, pois conseguiu o segundo lugar na Série Ouro do Campeonato Paranaense Individual e agora se sagrou campeão regional dos Jogos Abertos. “No ano passado nós perdemos nos Jogos Abertos, mas agora recuperamos o título, que havíamos conquistado também em 2012. A responsabilidade de jogar o individual é muito grande, pois toda a equipe depende de você. Mas fico feliz de ter vencido um adversário tão difícil como o Andrei, que lutou até o final também pela medalha de ouro”, complementa Leandro Fornari.
Além dos atletas que disputaram o trio, a dupla e o individual, Coronel Vivida tinha mais três reservas: Paulino Brustolin, Vagner Fornari e Volmir Farias. Pato Branco também tinha três jogadores na suplência: Albino Schmeing, Antônio Valmir de Matos e Luis Carlos Alves. “A gente tem que agradecer o empenho desses jogadores, que enfrentaram uma equipe muito forte e conseguiram a vitória. O município fica muito feliz de contar com eles e agora queremos buscar o acesso para a divisão A dos Jogos Abertos”, afirma Sirlei Piva, secretária de Esportes de Coronel Vivida.
Bronze para Palmas
Na disputa pela medalha de bronze, Palmas levou a melhor sobre Francisco Beltrão e venceu por 2 a 1. No trio, os palmenses ganharam por 12 a 3. Estiveram na cancha os atletas Luiz Eduardo Peretti, Luiz Rodrigo Peretti e Marcus Antônio Bertolin. Os beltronenses atuaram no trio com Douglas Ferreira da Silva, João Jandir Pangarte e José Ivanei Paludo.
Francisco Beltrão venceu por 12 a 9 na disputa por duplas, atuando com Domingos Stolffo e Sebastião Andrade. Palmas jogou a dupla com Edvir Cardoso da Silva e Maurício Bona. Mas no individual quem fez a diferença foi Eleandro Antônio Borga, de Palmas, que derrotou Edgar Nunes dos Santos, de Francisco Beltrão, por 12 a 4. Palmas tinha ainda mais três jogadores reservas: Raimundo Avelino Ngri, Vitório Bona e Welison Paim. Francisco Beltrão tinha mais três atletas na suplência: Emerson Schmoller, Hélio José Soberai e Vanderlim Barbieri.