caipirice negócios marketing
No final de junho, a CDL de Beltrão deu um passo importante, ainda que discreto, ao promover o primeiro Arraial do Comércio. No sábado, 24, dia de São João, lojas associadas aceitaram o desafio da entidade e enfeitaram vitrines e ambientes com temas juninos, serviram comidas típicas e fizeram uma ou outra promoção. Até aí nada demais, afinal isso é comum na nossa região, não é? Não exatamente. Festas e eventos com temas juninos são comuns, mas realizados de forma isolada – cada um faz a sua. A diferença está, neste caso, no ato coletivo. O plano da entidade para o próximo ano é dar uma encorpada na iniciativa, envolver um número maior de associados e, quem sabe, promover ações promocionais e culturais em espaço público do município. Vejo muitos pontos positivos na ideia. Um deles é a autenticidade – reconhecer nossa essência é fundamental para criar ações sólidas. Somos uma região que tem na agricultura suas origens e bases econômicas. Somos um povo simples, de pouca frescura. Esse deve ser um dos motivos que faz as festas juninas tão populares por aqui. Então que mal há em assumir a nossa caipirice? A gente até que se dá bem com pratos mais requintados, mas não vê a hora do inverno chegar pra se esbaldar com polenta, salame, batata doce e pinhão. A gente curte um cineminha, assiste a shows, mas não foge das festas das comunidades do interior. É assim que somos. Meio caipiras, meio urbanos. Difícil separar uma coisa de outra. Outro ponto que considero positivo no Arraial do Comércio é o período em que pode ser realizado. Pode ser o final de junho ou a qualquer altura de julho – mês sem nenhuma data comemorativa, de pouco apelo para as vendas, espremido entre o Dia dos Namorados e o Dia dos Pais. Quando o frio dá as caras cedo, o sétimo mês é bom momento para liquidações, sobretudo de artigos de inverno, pois o que era pra vender, já vendeu. Para manter o clima, diria que é bom momento para uma fogueira de ofertas. Para ganhar consistência, essa promoção precisa de boa divulgação, ofertas atrativas, parcerias, decoração, eventos e, por que não?, sorteio de prêmios capazes de atrair a atenção do consumidor. Claro, a CDL tem a sua tradicional campanha de Natal, que tem o objetivo de estimular as vendas no fim de ano. E já que são as perguntas que movem o mundo, e não as respostas, faço algumas: Será que no Natal as vendas precisam de incentivo? Não é importante estimular mais no período em que se vende menos? Tenho a sensação de que no Natal a gente compra naturalmente. Acho as promoções premiadas da entidade lojista fundamentais, um excelente atrativo pro nosso comércio. O que me pergunto é qual o melhor momento para fazê-las. De qualquer forma, com ou sem grandes sorteios de prêmios, capitaneado pela Câmera de Dirigentes Lojistas, o Arraial do Comércio Beltronense tem tudo para virar tradição, se tornar um evento da comunidade. Principalmente por ter um importante diferencial, a legitimidade.