Ele é secretário de Educação de Vitorino.

O secretário municipal de Educação Vitorino, professor Dirceu Antonio Ruaro, tomou posse sexta-feira, 18, no Conselho Estadual de Educação (CEE) do Paraná, na presença dos conselheiros reunidos no Conselho Pleno, sob a presidência do professor Oscar Alves. Presentes na solenidade de posse, além de familiares e amigos, o prefeito de Vitorino, Juarez Votri (PMDB), e a secretária municipal de Assuntos Estratégicos, Margarete Votri,.
Professor Dirceu Ruaro foi indicado, ainda no ano passado, para fazer parte do CEE representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), como representante dos municípios paranaenses no colegiado.
Na ocasião da posse, o professor Dirceu Ruaro disse que sabe tratar-se de um privilégio e uma honra, mas que sabe também, que se trata de muito serviço a ser prestado aos municípios na defesa de uma educação pública de qualidade para todos.
Diversos conselheiros, entre eles Shirley Augusta de Souza Piccioni, Marise Ritzmann Loures, Romeu Gomes de Miranda, saudaram o professor Dirceu, recebendo-o com muita expectativa, pois consideraram o momento como propicio para a participação dos municípios no Conselho de Educação.
O novo conselheiro reside em Pato Branco, é ligado à Igreja Católica, possui diversos cursos de especialização e também foi secretário de Educação em Pato Branco.
Atribuições do órgão.
Dentre as atribuições dos conselheiros, especialmente as da Câmara de Educação Básica, da qual Dirceu Ruaro faz parte, destacam-se: examinar questões relativas à educação básica;analisar e emitir pareceres sobre os procedimentos e resultados dos processos de reconhecimento e de avaliação das diferentes etapas e modalidades da educação básica, no âmbito de sua competência; elaborar normas complementares sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais propostas pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação; analisar estatísticas anuais das políticas educacionais e oferecer sugestões para a elaboração do Plano Estadual de Educação, observada sua repercussão na Lei de Diretrizes Orçamentárias acompanhando sua execução no âmbito de sua competência; manter o intercâmbio com os demais sistemas de ensino, acompanhando a execução dos respectivos Planos de Educação; analisar as questões relativas à aplicação da legislação referente à educação básica.