
Ibiza é uma ilha localizada a leste da Espanha e é banhada pelo Mar Mediterrâneo. O local é bastante procurado por causa das famosas baladas e praias paradisíacas. Grupos de amigos fecham excursões para aproveitar as festas, que notoriamente ganham destaque no noticiário pela presença de artistas internacionais.
A beltronense Fernanda Arend estudou Direito durante seis meses na Espanha, com uma bolsa do Santander, e, antes de voltar para casa, aproveitou para conhecer a famosa ilha.
Antes de viajar para Ibiza, Fernanda ouvia que era um lugar extremamente caro, mas durante a visita percebeu que os valores (exceto nos bares e casas noturnas) são relativamente parecidos com os outros locais turísticos da Espanha. Ela ficou hospedada próximo a Porto Baleares, parte central de Ibiza, mas também visitou Bora Bora e Formentera.
Acompanhada da amiga Cristiane Salau, também de Francisco Beltrão, Fernanda passou quatro dias e três noites na ilha. “Todo mundo me falava que não era acessível, porque lá você precisa alugar carro ou moto para transitar, mas o transporte público é muito bom, inclusive com rota de ônibus exclusivos para os bares”, comenta Fernanda.
Liberdade
Em Ibiza, a individualidade não parece chamar atenção dos outros. Cada um faz o que quer e as pessoas reagem com naturalidade. Mesmo não havendo uma praia de nudismo, top less e as pessoas nuas tomando sol na praia é comum. “Não se vê olhares diferentes por causa da roupa das pessoas e top less é muito normal”, conta Fernanda.
Festas
O conselho sempre foi comprar os ingressos antecipados, mas isso não é necessário em Ibiza. É possível ganhar “fitinhas” para entrar nas festas na praia, assim como descontos. “De meia em meia hora tem ônibus para você ir de bar em bar. Por onde você caminha, no centro de Ibiza, as pessoas que promovem festas abordam para você entrar no bar ou na balada. É muita gente na rua.”
Também é comum ver grupos de amigos fantasiados ou vestidos de forma parecida para ir às festas. “É um barzinho atrás do outro e é possível conhecer gente de todo o mundo”, comenta a beltronense, que conheceu o local no início da temporada de verão, em julho. Em Ibiza, há lojas dentro das baladas e o serviço de informações turísticas funciona muito bem.
Para diminuir custos
Fernanda sugere, para fazer uma viagem mais acessível, reservar quartos nos apartamento dos moradores da ilha, em vez de ficar em hotéis ou hostels. Ela comprou a passagem aérea por voucher dois meses antes da viagem, o que custou em torno de 30 euros. Em restaurantes e bares, as bebidas são mais caras que no mercado.
Formentera
A Ilha de Formentera conquistou Fernanda, com sua linda paisagem considerada o último paraíso do Mediterrâneo, devido à conservação do meio ambiente. Só se consegue chegar à ilha por meio de barco saindo de Ibiza. “Você pode conhecer a ilha de bicicleta, que é um passeio muito bonito. É muito estruturada, inclusive com rodovias”, elogia Fernanda.

