
Segundo o E-bit, empresa especializada em informações sobre e-commerce no Brasil, as compras pela internet cresceram violentamente nos últimos anos. Todos os sites do país faturaram juntos em 2013 R$ 28,8 bilhões, atingindo 51,3 milhões de consumidores. De 2012 para 2013, o crescimento deste tipo de comércio cresceu 28%.
Aos poucos, empresas da região Sudoeste também estão entrando neste mercado inovador e abrangente. Segundo Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae de Francisco Beltrão, muitos empresários estão buscando informações sobre o tema e pedindo capacitação para o setor. “Nós já trouxemos um treinamento para empresários do CDL e agora estamos agendando outro para o projeto do Alto da Júlio. É uma tendência do mercado”, comenta Jocelei.
Segundo o professor José Roberto Alves, da Unipar de Francisco Beltrão, o quadro de vendas pela internet é irreversível. “A facilidade é muito grande. Até o comportamento do consumidor está mudando. O que vai acontecer no futuro a gente ainda não sabe, mas é um mercado muito forte que está surgindo”, avalia.
Zariff e Star Woman
Duas empresas da região Sudoeste estão se destacando com o e-commerce. A primeira a investir no setor foi a Star Woman, de Salto do Lontra, que começou a vendes lingeries na internet há seis anos. O site da empresa (starwoman.ind.br) oferece opção de compras por CNPJ ou CPF. “Temos clientes no Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Rondônia e agora estamos entrando em Minas Gerais. Os clientes podem fazer compras pequenas para o próprio consumo ou podem comprar por atacado para as suas lojas. Tem dado muito certo”, comenta Ricardo Costa, gerente da empresa.
Outra que está investindo bastante no setor é a Zariff Calçados, que tem lojas em Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel. “Começamos as vendas há quatro anos e os números já estão se equiparando com a loja física. O próximo passo é investir em um centro de distribuição e, dentro de alguns anos, teremos mais vendas pela internet do que na loja”, diz Patrick Santos da Silveira, gerente de e-commerce da loja de Francisco Beltrão. Segundo ele, 80% dos seus clientes da internet são da região de São Paulo. “Muitas pessoas da região ainda nem sabem dessa nossa vantagem”, complementa.