
nesta semana em visita ao Jornal de Beltrão.
Nesta semana, o reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff Cascá, visitou o Jornal de Beltrão. Numa entrevista exclusiva, ele comentou sobre a conquista do curso de Medicina para o campus de Francisco Beltrão,- que em novembro terá seu terceiro vestibular – o papel “decisivo” do deputado líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), nesta conquista, os investimentos no campus e a parceria que há entre a universidade, a sociedade de Francisco Beltrão e do Sudoeste e o governo do Estado – “que sempre nos atendeu, sempre nos apoiou”, sublinhou.
Cascá estava acompanhado do diretor do campus, Haroldo Moreira, e do assessor especial da Reitoria, Antônio Carlos Bonetti.
Confira a seguir a primeira parte da entrevista (durante a semana será publicada a sequência)
No mês passado, julho, completamos dois anos do primeiro vestibular de Medicina do campus da Unioeste de Francisco Beltrão. Fale um pouco sobre essa conquista.
Paulo Sérgio Woll Cascá – Quando montamos o curso de Medicina em Cascavel, na década de 90, tivemos muitas dificuldades porque nós não tínhamos os canais junto ao governo. Agora aqui em Francisco Beltrão, no campus, tudo aconteceu muito bem, desde as primeiras movimentações até a assinatura do governador Beto Richa [PSDB]. A sociedade apoiou, a universidade também, e especialmente o apoio que tivemos do governo do Estado.
A questão política foi importante?
Cascá – Sem dúvida nenhuma. Nesse sentido, Francisco Beltrão e o Sudoeste estão de parabéns por ter o deputado Ademar Traiano [PSDB], que foi decisivo na conquista do curso de Medicina aqui para o campus, e ele continua sendo o nosso interlocutor. Tudo que solicitamos, o Traiano consegue – para a universidade e para o campus de Beltrão.
Eu afirmo que a parceria entre o deputado Traiano, a sociedade beltronense, o governo do Estado e a universidade tem de continuar para termos mais conquistas para a região. Esse caminho tem de continuar.
Muita coisa aconteceu no campus desde que o curso de Medicina foi confirmado.
Cascá – Sim, recentemente conseguimos a autorização para a licitação do RU [restaurante universitário], com verba garantida para a construção e manutenção. Aliás, a verba inicial era só para reformar os RU´s de Toledo e Foz do Iguaçu; daí o deputado também interveio e estendemos recursos para construir o restaurante no campus; agora todos os campi da Unioeste terão restaurante universitário. Mais uma vitória para o campus.
Teve também a reforma do auditório, no fim do ano passado, uma reivindicação antiga.
Cascá – E ficou muito boa. Foram investimentos do governo do Estado que, insisto, porque é verdade, tiveram a interferência do deputado Traiano. Além disso tudo, é sempre bom citar o apoio que a sociedade beltronense sempre deu para o campus. Sem essa união de vocês aqui, não conseguiríamos o que conseguimos.
E também foram confirmados mais dois cursos.
Cascá – Nutrição e Serviço Social, que já estarão no vestibular de novembro de toda a universidade. Para o ano que vem deveremos ter também, no campus, Ciências da Computação e Sociologia. O campus da Unioeste de Beltrão deu um salto de qualidade desde 2011, quando o curso de Medicina foi confirmado e em seguida tornado realidade.