23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Mão Amiga oferece atividades de apoio às pessoas com câncer

 

A voluntária e coordenadora dos cursos Deonilda
Gubert, a presidente Irene e Lucimara Bernart
Nesi, uma das primeiras a procurar os
cursos ofertados pelo Mão Amiga. 

 

Desde que iniciou suas atividades, em 2010, o Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer Mão Amiga tem realizado um intenso trabalho de orientação e prevenção. Contudo, após muita luta e dedicação, a entidade conseguiu incrementar sua estrutura e reunir novos voluntários, e agora poderá também proporcionar uma série de atividades de acompanhamento e orientação para as pessoas de toda região que estão tratamento contra a doença. “Prevenção do câncer, diagnóstico precoce e tratamento imediato são diretrizes que regem o trabalho de nossa entidade, é o nosso lema. Mas também precisamos proporcionar o acompanhamento para as pessoas em tratamento, oferecer nossos serviços, e orientar as famílias e os doentes”, comenta dona Irene Piazza Naime, presidente fundadora do Grupo Mão Amiga.

- Publicidade -

O novo projeto de trabalho, intitulado “Resgate da Auto estima e Cidadania”, foi viabilizado através de uma iniciativa do Instituto BRF. “No ano passado, ficamos sabendo que a empresa BRF estava oferecendo um curso de gestão, com duração de um ano e quatro meses, para ONGs que tivessem interesse. Nos inscrevemos e fomos selecionados para participar. A partir do curso, desenvolvemos um amplo projeto e fomos atendidos pela BRF, que viabilizou os recursos para a implantação”, comemora a presidente.

As voluntárias Gláucia Renee Hilgemberg e Camila Koppes Duarte participaram do curso. Uma vez por mês, elas viajavam para a cidade de Toledo, onde ocorriam as aulas, e todas as despesas foram bancadas pela BRF. “Elas fizeram o curso e então realizamos o projeto, com muita dedicação e vontade. Foi um ano de planejamento. Em novembro recebemos a primeira parte da verba, e então informatizamos toda a entidade. Em janeiro veio a segunda etapa e executamos o projeto da sala de apoio e artesanatos e também uma cozinha para realizar alguns cursos”, conta dona Irene.

Novos serviços
A nova sala de apoio para doentes e familiares já está disponível, e os interessados já podem agendar as sessões. A psicóloga Márcia Regina Werlang se voluntariou para o serviço, assim como a fisioterapeuta Patrícia Zanatta, que realizará alguns serviços de fisioterapia na entidade. 

Alguns cursos de artesanatos também já estão sendo ofertados. Os cursos serão coordenados pela voluntária Deonilda Gubert, que também ministrará várias oficinas. A entidade possui máquinas de costura à disposição e voluntários que conhecem determinadas técnicas de artesanatos estão oferecendo as oficinas conforme a procura, enquanto o Grupo Mão Amiga disponibiliza todo o material necessário. 

“Quando se está em tratamento, é melhor não se isolar, é bom conhecer mais pessoas e desenvolver diversas atividades. Além disso, os produtos desenvolvidos serão comercializados, a entidade vai ajudar na venda, e o valor pode auxiliar nas despensas e necessidades das pessoas em tratamento”, comenta Irene. O Grupo Mão Amiga ainda mantém uma parceria com o Senac, que oferece cursos diversos através do programa de Gratuidade Senac. 

Outro serviço que será ofertado pelo Mão Amiga é na área de culinária. Uma cozinha está quase pronta para iniciar as atividades e a entidade está buscando parceria com profissionais de nutrição para ofertar cursos práticos sobre cozinha especial e saudável para as pessoas em tratamento. 

Além dos novos serviços, a entidade possui desde o início das atividades um banco de perucas para empréstimo e lenços para doação, e ainda uma biblioteca com vários títulos, desde autoajuda até científicos, disponíveis para empréstimo. “Nossa biblioteca foi carinhosamente organizada pela professora Silvia Kramer e temos bons livros que podem ser excelentes companhias nestes momentos”, destaca a presidente.

Transformação
A presidente se diz muito animada com a nova etapa em que o Grupo Mão Amiga vive agora, com tantos serviços à disposição. “Nosso trabalho era muito limitado, não temos fontes de renda, apenas o que arrecadamos com nossos chás e bazares e algumas doações eventuais. Estava difícil realizar algumas atividades, e agora vai facilitar muito, possibilitará um acompanhamento bem interessante aos pacientes. Tivemos que prestar contas de tudo para a BRF. Quando tudo estiver concluído, a empresa será convidada para visitar tudo”, comenta dona Irene.

No mesmo projeto, ainda sobram recursos para a aquisição de duas tendas. “Sempre tínhamos que pedir emprestado para outras entidades quando realizávamos nossos eventos, agora vai facilitar isso também”, destaca a presidente.

Chá da tarde
No próximo sábado, 16, o Grupo Mão Amiga realiza um chá da tarde, no centro paroquial São José, no Bairro Vila Nova. Os ingressos estão sendo comercializados a R$ 25 e podem ser adquiridos na sede da entidade ou com os voluntários.

O Grupo Mão Amiga realiza suas atividades nas antigas instalações da Apae, na Rua Niterói, 522, no Bairro Alvorada. Interessados em se tornar voluntários podem procurar a entidade. O atendimento é de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30. O telefone para contato é (46) 9980-9666.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques