
O Sicoob-PR e o Instituto Sicoob, em parceria com a Sancor Seguros e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), convidou lideranças locais para buscar ideias e soluções para administração pública e conhecer os benefícios que o cooperativismo pode oferecer às suas comunidades nas cidades de Buenos Aires, Rosário, Santa Fé, Sunchales e Córdoba. A comitiva contou a com a presença de 54 pessoas, dentre lideranças municipais e regionais e representantes de entidades.
Soluções para desenvolvimento das comunidades
O grande objetivo da comitiva foi buscar ideias e soluções que venham contribuir com o desenvolvimento das comunidades”, resume o presidente do Sicoob PR, Jefferson Nogaroli. Uma destas ideias está ligada ao cooperativismo, que é uma grande ferramenta de transformação local, com práticas comprovadas em cidades como Sunchales, que é a capital do cooperativismo na Argentina.
Em Buenos Aires foi possível conhecer a Garantizar, uma Sociedade de Garantia de Crédito que promove o desenvolvimento local; o Banco Patagonia, a operação do Banco do Brasil na Argentina; e o candidato à presidência da Argentina, Mauricio Macri.
Na cidade de Rosário, a comitiva se encontrou com o governo da cidade e sua prefeita, Mónica Fein, e com representantes da Casa de Comércio da cidade. Os encontros foram uma oportunidade para a comitiva conhecer as transformações pelas quais a cidade passou por iniciativas do governo e dos empresários. A província de Santa Fé tem um planejamento estratégico audacioso, para até 2030, e a comitiva teve a oportunidade de conhecer este projeto junto com o governador Antonio Bonfatti.
Em Sunchales, a comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto o quanto o cooperativismo pode contribuir com a comunidade. A cidade é a capital nacional do cooperativismo na Argentina e local de diversas cooperativas, dentre elas o Grupo Sancor Seguros, que contribui ao oferecer um aeroporto, com voos diários para Buenos Aires, e o Centro de Inovação Tecnológica, Empresarial e Social (Cites), uma incubadora de novos negócios na área de biotecnologia, nanotecnologia, engenharia e tecnologia.
Além disto, o Grupo Sancor Seguros ainda contribui com a oferta de empregos. Na mesma cidade, a contribuição social do cooperativismo, pode ser conhecido na Casa Cooperativa de Sunchales.
Intercâmbio pode proporcionar evolução
O último ponto da comitiva foi Córdoba, onde o desenvolvimento é realizado por meio de entidades sem fins lucrativos como a Fundação Mediterrânea e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Córdoba (Adec), que contribuem com estudos e desenvolvimento de estratégias para o desenvolvimento local, regional e nacional.
O intercâmbio de informações e boas práticas entre o Brasil e a Argentina pode ser uma solução para a evolução de ambos os países e seu destaque dentro da América Latina. A realização desta visita foi uma forma do Sicoob PR e o Instituto Sicoob, junto com o Grupo Sancor Seguros, de cumprir o sétimo princípio do cooperativismo, de interesse pela comunidade.

Santo Antônio do Sudoeste, e Jakson Roberto Cogo, conselheiro de
administração do Sicoob Vale do Iguaçu.