
Ao comparecer para votar no Colégio Suplicy, pontualmente às 8:30, como havia anunciado, o deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) enfrentou pequena fila. Teve tempo para cumprimentar várias pessoas e comentar que foi neste colégio que ele estudou, apontando inclusive a porta da sala que ele frequentava, no fim do corredor. E no começo do mesmo corredor iniciou sua vida política, com um discurso de estudante. “Me vaiaram quando eu falei”, admitiu, rindo.
Traiano manteve o bom humor também quando alguém mostrou que ele, do 45 (PSDB), vota na seção 15 (número do PMDB). O deputado, que já foi do PMDB, brincou: “Até aqui o Requião me persegue”.
Ao sair do Suplicy, já pronto para embarcar para Curitiba, Traiano ainda respondeu a algumas perguntas, para o Jornal de Beltrão.
JdeB – O que mais marcou essa campanha no Paraná?
Traiano – Olha, eu acho que é um momento atípico da campanha e principalmente a virada do nosso candidato a presidente da República, Aécio Neves, que vinha se mantendo em terceiro lugar na pesquisa e eu sempre acreditei nessa virada porque sentia nas pessoas o sentimento da mudança, e isso realmente foi um feito que me marcou porque nada melhor do que no último momento nós virarmos a eleição.
E no Paraná a expectativa era que viesse a disputa com a Gleisi e no fim veio Requião, como ficou?
Olha, na verdade acho que a Gleisi acabou morrendo por si só, porque os paranaenses entenderam que a perseguição implacável que ela fez ao Paraná acabou sepultando qualquer possibilidade dela estar disputando o segundo lugar no Estado.
E a sua campanha, com relação às demais, como foi?
Ah, melhor eleição de todas, com certeza. Até pelo cargo que eu ocupo me facilitou a vida e me abriu portas, portanto eu tenho segurança absoluta de que farei uma excepcional eleição.
Venceu a verdade
Em entrevista à Rádio Onda Sul FM, no início da noite de ontem, Traiano disse que, nas eleições para governador, “venceu a verdade”.
“Não adianta se escorar em falsas acusações. Nestas eleições, venceu a verdade, o trabalho com seriedade. O eleitor é inteligente, sabe reconhecer quem está trabalhando de verdade. A reeleição do Beto Richa já era algo esperado por nós, que estávamos trabalhando por ele”, disse Traiano, que também comentou sobre a sua votação expressiva no Estado. “Fui o mais votado do meu partido, o PSDB. Isso mostra que funcionou a parceria com os prefeitos, que abraçaram a nossa campanha e trouxeram muitos votos. Vamos continuar trabalhando pela municipalidade, trazendo recursos para o interior do Paraná.”
Abaixo do esperado em Beltrão
A única marca abaixo do esperado para o deputado Ademar Traiano foi a sua votação em Francisco Beltrão, maior colégio eleitoral do Sudoeste do Paraná. Nas urnas beltronenses, ele fez menos de quatro mil votos. “Pelo que fiz por Francisco Beltrão, não é o reconhecimento pleno essa votação.” Ele foi o mais votado em Chopinzinho e Santa Terezinha de Itaipu.
Traiano venceu todas: A trajetória de vitórias de Ademar Traiano é invejável. Em nove eleições que disputou, ficou na suplência uma única vez e acabou assumindo depois; nas outras oito, se elegeu e cumpriu integralmente seus mandatos.
Traiano está eleito para o seu sétimo mandato consecutivo como deputado estadual. Sua vida política começou como vereador e depois prefeito de Santo Antônio do Sudoeste. O quadro mostra seu histórico nas urnas.
Ano partido votos cargo
1982 PMDB 1.041 Vereador*
1985 PMDB 6.015 Prefeito
1990 PRN 11.658 Deputado estadual
1994 PTB 17.067 Deputado estadual**
1998 PTB 29.881 Deputado estadual
2002 PSDB 41.312 Deputado estadual
2006 PSDB 34.666 Deputado estadual
2010 PSDB 37.991 Deputado estadual
2014 PSDB 00.000 Deputado estadual
*Até hoje é o vereador mais votado de Santo Antônio do Sudoeste, o único que fez mais de 1.000 votos.
** Assumiu como suplente.