
vice-diretora da escola, estão divulgando a programação
da entidade para o domingo.Foto: Fávio Pedron/ JdeB
No domingo, 12, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Na região, várias igrejas e comunidades têm a santa como padroeira e já se organizam com suas programações para homenageá-la. Só em Francisco Beltrão, são duas festividades: uma no bairro Alvorada, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e outra no bosque da Apae.
A Apae de Francisco Beltrão realiza a 8ª Peregrinação em Homenagem à Nsa. Sra. Aparecida, no bosque do sítio da entidade. A programação inicia às 9h45, com procissão saindo da capela Imaculada Coração de Maria até a gruta. Às 10 horas será celebrada a missa, seguida de bênção da família, crianças, doentes e objetos. Ao meio-dia tem almoço e a previsão dos organizadores é preparar 1.500 quilos de carne e receber pelo menos duas mil pessoas.
“É um momento de paz espiritual, em meio à natureza, uma confraternização muito bacana. Todo o lucro é utilizado para manter a escola e os 402 alunos atendidos atualmente”, destaca Gilmar da Silva, presidente da Apae e um dos coordenadores do evento. “Toda a família apaeana se envolve, é uma confraternização que lembra o Dia das Crianças e o dia da padroeira”, frisa.
Bairro Alvorada
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida iniciou a programação no dia 2, com a realização da novena às 19h30, todas as noites, seguida de festival do pastel. A última noite da novena será amanhã, quando acontece a missa sertaneja e um show de fogos de artifício em homenagem à padroeira.
De acordo com o padre Nilzeu Garcia Albuquerque, a participação dos fiéis surpreendeu a organização. “Aproximadamente 700 pessoas têm participado todas as noites da novena. Só tenho a agradecer o empenho e envolvimento da comunidade. No sábado, não teremos programação religiosa para que o pessoal possa se organizar. A expectativa agora é para o domingo, quando temos as celebrações e a festa, onde aguardamos pelo menos quatro mil pessoas”, afirma.
No dia 12, as atividades iniciam às 9h40, com procissão saindo do parque de exposições até a paróquia. Uma missa campal será celebrada às 10h30, em frente à igreja. Para o almoço, serão assados aproximadamente 2.500 quilos de carne. À tarde tem bingo e sorteio de prêmios. “Os recursos serão destinados para o funcionamento da paróquia, bem como os projetos que estão em andamento, como o centro de eventos, onde serão investidos R$ 2 milhões, e a casa paroquial, que pretendemos construir em breve”, destaca padre Nilzeu.
Marmeleiro e Renascença
Em Marmeleiro, tem festividade na comunidade Alto São Mateus. Uma procissão sairá da Linha Chalito às 9h, seguindo até a capela, onde tem missa às 10h30, celebrada pelo padre Valter de Jesus Souza. Ao meio-dia tem almoço, que costuma receber muita gente de Marmeleiro e Campo Erê.
Já em Renascença, tem festa na Gruta de Nossa Senhora Aparecida, na comunidade Barra do 25. A missa será às 10h e ao meio-dia tem almoço. A expectativa dos organizadores é comercializar mil quilos de carne.
Outras três paróquias da região
As paróquias de Santa Izabel D’Oeste, Boa Esperança do Iguaçu e Salto do Lontra também têm programação em honra à Nossa Senhora Aparecida. Em Santa Izabel, a primeira missa da romaria será às 6h, com acolhida dos peregrinos. Às 9h, tem Lectio Divina com o bispo dom José Antônio Peruzzo e às 10h será celebrada missa, também pelo bispo. Ao meio-dia será servido almoço e à tarde as atividades religiosas continuam, com adoração, missa de envio dos romeiros e show com o padre Alessandro Campos, às 17h.
Em Boa Esperança do Iguaçu, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida deu início ao tríduo ontem à noite, às 19h30. As celebrações seguem até amanhã e os padroeiros das comunidades serão levados à matriz, onde permanecem até o domingo, 12. No sábado, 11, às 19h, em frente à igreja matriz, acontece a Serenata para Nossa Senhora Aparecida, com interpretação de músicas sertanejas que falam da padroeira em suas letras.
Por fim, no domingo, às 10 horas, será celebrada missa e na ocasião haverá Crisma de 27 jovens. Após o almoço, tem matinê com a banda Senha do Amor.
Em Salto do Lontra também estão ocorrendo as novenas, até o sábado, às 19h. No dia 12, tem a Procissão dos Descalços às 9h30, saindo do parque de máquinas da prefeitura. Às 9h45, inicia a bênção dos veículos e às 10h será celebrada missa pelo padre Paulo Brisch. Para o almoço, mais de dois mil quilos de carne serão assados. Às 13h30 tem apresentação de danças e às 14h30, sorteio de brindes, seguido de matinê. Os organizadores estimam que mais de cinco mil pessoas deverão participar das atividades no domingo.