
aconteceu no Centro Comunitário da Cango.
Um incentivo às práticas cooperativistas. Este é o objetivo do programa “Um Olhar para o Futuro”, que atende os alunos do 5o ano das escolas do campo de Beltrão, numa parceria entre a Cresol e o Infocos (Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário). Na quarta-feira, 26, no Centro Comunitário da Cango, aconteceu a formatura de 136 estudantes das sete escolas do interior de Beltrão: Seção Jacaré, Rio Tuna, Nova Concórdia, Jacutinga, Km 20, Ponte Nova e Assentamento Missões. De acordo com Diomar Luiz Godinho, presidente da Cresol de Beltrão, este é um programa continuado, que acontece há alguns anos no Sudoeste, mas é o primeiro ano no município, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Durante o ano letivo, foi realizado um encontro por mês em cada escola, com duração de uma aula, totalizando nove encontros. “Esse é o futuro do nosso país, porque no primeiro mundo o cooperativismo é bem desenvolvido. No Sudoeste também, mas há outras regiões que ainda têm muito para crescer. O programa contempla essas discussões”, afirma Diomar.
Viro de Graauw, secretário municipal de Educação, comenta que, embora este seja o primeiro ano de execução, é possível perceber que esta atividade deve continuar. “As escolas devem pensar cada vez mais em trabalhos diferenciados, como este da Cresol.”
Plano de educação
Segundo Viro, esse programa pode vir a integrar o novo Plano Municipal de Educação, que deve estar pronto até junho de 2015 e irá considerar as particularidades locais. “Primeiro deve ser feito o diagnóstico de nossa realidade, de forma que todos os setores da sociedade contribuam para elaboração do novo plano. Hoje não há um sistema municipal de educação, dependemos do estadual, mas já temos estrutura para criar nosso plano.” Ele lembra que no Paraná há 14 municípios que já têm seu próprio sistema municipal de educação.