Com as férias e recessos típicos dessa época, é bom se prevenir antes de pegar a estrada.

O tão aguardado fim de ano, período de muitas festas e férias, chegou. É quando muitas famílias planejam um passeio, seja curto ou longo, para visitar parentes ou curtir uma praia. Enfim, independentemente do destino ou da distância, estar com o automóvel em dia é indispensável para garantir a segurança da família e a tranquilidade do passeio.
Conforme dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), a falta de manutenção nos veículos está entre as principais causas de acidentes de trânsito. “Sabemos que as causas de acidentes estão ligadas ao fator humano, fator veicular e fator via. O fator humano representa 90% dos casos e a manutenção está diretamente ligada a ele, já que é dever do proprietário manter o veículo sempre bem conservado”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Além de pôr em risco a segurança, a falta de manutenção e dos itens obrigatórios que o veículo deve carregar – como extintor de incêndio, cinto de segurança e estepe – é infração grave, com cinco pontos na Carteira de Habilitação e multa de R$ 127,69.
Carros mais novos
Conforme Antônio Luza, gerente de Serviços da concessionária Volkswagen Revesul, de Francisco Beltrão, nos últimos anos houve uma grande quantidade de automóveis novos entrando em circulação, que costumam manter as revisões periódicas em dia e, com isso, reduzem a presença nas mecânicas. “As oficinas nesta época do ano estão relativamente tranquilas. A maioria dos veículos novos faz revisões periódicas em dia, o que reduz problemas ou a necessidade de uma revisão profunda na época de viajar”, comenta.
Apesar disso, Luza reforça que alguns cuidados são indispensáveis, mesmo para os veículos novos, como o acompanhamento frequente do nível do óleo, água e calibragem dos pneus. E antes da viagem, uma passadinha na mecânica nunca é demais. “É importantíssimo conferir itens como alinhamento, balanceamento, suspensão, direção, freios, parte elétrica, sinalizadores, triângulo, extintor, entre outros. Estar com tudo isso em dia pode garantir uma viagem tranquila e segura”, destaca.
O Detran ainda ressalta que, além da falta de manutenção, entre os fatores que causam acidentes estão trafegar acima da velocidade permitida, falar ao celular, associar álcool e direção, dirigir cansado e não manter distância segura.