6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Presidente da Câmara, Elenir Maciel discute necessidade de Casa Abrigo para mulheres

 

Elenir Maciel

 

Nesta semana a vereadora Elenir de Souza Maciel (PP), presidente da Câmara de Francisco Beltrão, se reuniu com o tenente-coronel Samir Wassouf, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, e o capitão Rogério Pitz, comandante da Companhia da Polícia Militar. Um dos assuntos tratados foi relacionado à necessidade urgente de instalação de uma Casa Abrigo para acolher mulheres em situação de risco, inclusive com oficina profissionalizante para que elas aprendam uma profissão e conquistem a sua independência financeira. 

- Publicidade -

Este pleito já foi apresentado pela vereadora Elenir junto à administração municipal e ao Governo do Estado. Os comandantes relataram que são muitas as ocorrências de violência doméstica no município e deram total apoio para a iniciativa. Inclusive nos próximos dias repassarão uma estatística do número de casos registrados, o que certamente vai reforçar o pleito. Para Elenir, a falta desse tipo de apoio faz com que muitas mulheres vítimas de violência voltem a conviver com o agressor e então são novamente agredidas. 

Centro Dia Para Idosos 
Outro projeto defendido pela vereadora é a implantação do programa social Centro Dia do Idoso, através de atendimento especializado e instalações adequadas para pessoas idosas, semidependentes ou portadores de enfermidades que estejam em estado de vulnerabilidade social. Trata-se de um local para os idosos ficarem durante o dia, enquanto os familiares trabalham. O local também atenderia idosos em situação de abandono ou vítimas de maus tratos. 

Elenir lembra que as pessoas idosas requerem cuidados cujas famílias, muitas vezes, não podem oferecer. Destaca que é cada vez mais comum a situação de idosos semidependentes permanecerem sozinhos enquanto filhos, netos e outros familiares são obrigados a deixar suas casas para trabalharem ou estudarem. Enfatiza que é preciso proporcionar aos idosos o bem-estar social, físico e psicológico. 

Na sua visão, para que isso se transforme em realidade, dois fatores são fundamentais: o comprometimento individual e o apoio do setor público, por meio de infraestrutura e programas sociais.

Em 2013 a Câmara aprovou um projeto de lei da vereadora Elenir prevendo a instalação do centro, mas a lei foi vetada pelo prefeito Antonio Cantelmo Neto (PMDB). No ano passado a vereadora voltou a apresentar o pleito, por meio de requerimento, mas lamenta que até o momento não foi feito o investimento necessário neste setor. 

Retorno de policiais 
A vereadora Elenir também solicitou informações sobre policiais militares cujos familiares residem em Francisco Beltrão, mas estão atuando em outras cidades ou regiões. No ano passado, ela e o vereador José Brizola (PSL) apresentaram um pleito para que estes policiais atuem no 21º Batalhão de Beltrão, visto que a família é do município e eles querem retornar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques