Chrislaine
Então chegamos ao fim do ano letivo, e que ano hein?! Foi muito difícil para todo o mundo, literalmente, muitos de nós perdemos familiares, amigos, nossos empregos, nossos espaços, nossos direitos.
Fomos barrados em novos deveres, novas situações. Foi necessário mudanças, muitas mudanças. Para as famílias, para as crianças e para os professores foi um ano de muitos avanços e retrocessos, ao mesmo tempo em que avançamos com o uso da tecnologia na educação, retrocedemos ao perceber que esta mesma tecnologia é muito distante de tantos.
Pegos de susto e precisando fazer algo para que as crianças pudessem continuar sendo atendidas pela escola, mesmo estando em casa, a Educação em geral, se mobilizou para que todas as famílias pudessem continuar as atividades escolares em casa.
Um grande número de crianças conseguiu manter um ritmo de estudos, mas também um número bem considerável de crianças não conseguiu desenvolver as atividades que eram enviadas pela escola. A perda de possibilidades foi muito grande, as metodologias ficaram muito limitadas. Ao planejar, os professores precisavam pensar se os pais teriam espaço, material e condições de desenvolver tal atividade.
A aprendizagem das crianças ficou muito comprometida, apesar do esforço redobrado de muitos. Todos se dedicaram, trabalharam muito, mas ao final, percebemos que o resultado foi muito menor para as crianças.
E isto não é culpa ou falta de ninguém. O fato de as crianças estarem por, no mínimo, quatro horas na escola, com pessoa exclusiva para se dedicar na sua aprendizagem e desenvolvimento e, em casa, ter a atenção dividida com todo o resto e uma carga horária reduzida a, mais ou menos, um terço para não sobrecarregar as famílias já dá um baque muito grande no desenvolvimento.
Este ano foi muito desafiador, mas com o ônus tem também o bônus. A convivência entre a criança e seus familiares foi muito positiva, os pais ficaram realmente incluídos na aprendizagem dos filhos.
Apesar de muitas famílias manterem suas rotinas de trabalho, as crianças tinham o ambiente do lar e um familiar na sua convivência diária. Em meio a tudo isso se percebeu o quão importante é a figura do professor e da escola na vida das crianças.
Ao precisar do elo familiar entre a criança e a escola para realizar as atividades enviadas, a figura do professor teve grande espaço. Foi ele quem mudou todo o seu planejamento, a sua forma de contato com as crianças, doou seu tempo, espaço da própria casa, sua internet, seu aparelho de celular e lutou muito para que não perdesse o vínculo com a criança.
A figura do professor é sempre muito importante independente do método de ensino que seja necessário desenvolver. Quando a pandemia for controlada e voltarmos aos espaços escolares, nada será como antes.
Esperamos ter aprendido algo com tudo isso, esperamos que se valorize o papel de cada um na sociedade, que saibamos lidar com as transformações que vão ficar para unir as pessoas e facilitar o acesso e a vida de todos.