16.1 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Umas e outras

Leite condensado e seu potencial energético

Humor
Fãs do presidente Jair Bolsonaro encontraram uma explicação bem-humorada para o grito “fora, Bolsonaro!”. Diz que o Brasil teve presidentes corruptos, “fora o Bolsonaro”. 

 

Ratinho Jr e Beto Preto em Beltrão dia 25 de fevereiro?
Dia 25 de fevereiro o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), e o secretário estadual de Saúde Beto Preto vêm a Francisco Beltrão. A agenda prevê a inauguração da Rodoviária Municipal, a assinatura da ordem de serviço para a ampliação do Hospital Regional e a assinatura de um documento para aumentar o aporte financeiro para as sessões de radioterapia no Hospital do Câncer. Os tratamentos de radioterapia em Beltrão começaram a ser feitos em novembro de 2019.

- Publicidade -


Greve dos professores e filial de atacadista, as matérias mais acessadas
As matérias sobre a previsão de greve dos professores da rede estadual de ensino contra o início das aulas dia 18 de fevereiro e o anúncio da instalação de uma filial da rede Max Atacadista em Francisco Beltrão tiveram grande  número de visualizações no site do Jornal de Beltrão.


Assessor do deputado Everton Souza em Flor da Serra
Ederson Nadin, assessor do deputado estadual subtenente Everton de Souza (PSL), esteve em Flor da Serra do Sul, dia 27. Participou de uma reunião com a secretária de Assistência Social, Tais Maso, o vereador Nelson Kunsler a professora Giovana Kunsler Furlan, a vice-prefeita Luzi Zanela Rollin, além do prefeito Valmor Felipe Junior.

A principal pauta apresentada foi obter recursos para construir a sede própria para a Apae do município e equipá-la. Reiteradamente a secretária de Assistência Social solicitou recursos para a construção ou equipamentos para a entidade. Atualmente a Apae Flor da Vida atende diretamente 38 alunos com necessidades especiais.

EUA tem seu pior desempenho em 74 anos
Devido à crise da Covid-19, em 2020 o PIB dos Estados Unidos sofreu uma queda de 3,5%. É o pior desempenho de sua economia dos últimos 74 anos, desde o fim da 2ª Guerra Mundial, em 1946.

O presidente Joe Biden, que acaba de assumir a presidência do País – sucedendo Donald Trump – está apresentando um plano de recuperação econômica de 1,9 trilhão de dólares. Mas os economistas continuam pessimistas, pelo menos para este primeiro semestre, que ainda conta com a presença do vírus que gerou toda a crise.


Nota de esclarecimento do Ministério da Defesa
Nota de esclarecimento sobre gastos com alimentação das Forças Armadas: “O Ministério da Defesa (MD) informa que as Forças Armadas devem, por lei, prover alimentação aos militares em atividade. Ao contrário dos civis, os militares não recebem qualquer auxílio alimentação. O efetivo de militares da ativa é de 370 mil homens e mulheres, que diariamente realizam suas refeições, em 1.600 organizações militares espalhadas por todo o País.


Nove reais ao dia para café, almoço e jantar
O valor da etapa comum de alimentação, desde 2017, é de R$ 9,00 (nove reais) por dia, por militar. Com esses recursos são adquiridos os gêneros alimentícios necessários para as refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). Esse valor não é reajustado há três anos.

As Forças Armadas têm a responsabilidade de promover a saúde da tropa por meio de uma alimentação nutricionalmente balanceada, em quantidade e qualidade adequadas, composta por diferentes itens.


Leite condensado e seu potencial energético
O leite condensado é um dos itens que compõem a alimentação por seu potencial energético. Eventualmente, pode ser usado em substituição ao leite. Ressalta-se que a conservação do produto é superior à do leite fresco, que demanda armazenamento e transporte protegido de altas temperaturas. 

No que se refere a gomas de mascar, o produto ajuda na higiene bucal das tropas, quando na impossibilidade de escovação apropriada, como também é utilizado para aliviar as variações de pressão durante a atividade aérea.

Salienta-se ainda que, em 2020, as Forças Armadas mantiveram plenamente suas atividades, uma vez que a defesa do País e a segurança das fronteiras marítima, terrestre e aérea, bem como o treinamento e o preparo, são essenciais e não foram interrompidas. 


Covid demandou enorme esforço
As Operações Covid-19 e Verde Brasil 2 demandaram um enorme esforço das tropas diuturnamente. Só no combate à pandemia, mais de 34 mil militares atuaram diariamente em todo o território nacional.

Em suma, considerando o efetivo das Forças Armadas, é natural que os totais de gêneros, quando somados, apresentem valores compatíveis com sua missão e tarefas”, encerra a nota de esclarecimento emitido segunda-feira, 27,pelo Ministério da Defesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques