6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Duas escolas são construídas

 

A construção do novo prédio da Escola Municipal Criança Feliz. 

Quem passa por Eneas Marques com frequência, vê mudanças na cidade, com novas obras, investimentos em infraestrutura ou modernização das ruas, passeios e praças. Mantendo este padrão de investimento no município, a administração municipal, com vários trabalhos programados para este ano, priorizou a construção de duas escolas municipais, que já estão em andamento. Uma delas é a Escola Municipal Criança Feliz, que está sendo construída ao lado do ginásio municipal, onde era o campo do Estádio Municipal Bonettão. Nesta estrutura serão 12 salas de aula, quadra coberta, cozinha, refeitório e todo setor administrativo, seguindo o padrão exigido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Esta instituição atenderá mais de 500 alunos de 5 a 10 anos. A segunda escola municipal está sendo construída na comunidade de Pinhalzinho, com o mesmo padrão e estrutura, mas com quatro salas de aula. Mais de 100 alunos daquela e outras comunidades vizinhas serão atendidos, tanto no ensino municipal quanto estadual. As duas escolas estão previstas para serem entregues em 2016. Para o diretor do Departamento de Educação, Edson Lupatini, as obras vêm a atender a necessidade da população e reforçar o comprometimento da administração municipal. “A intenção da administração é buscar uma obra com conforto e comodidade para alunos, professores e funcionários, nas atividades do município. Para estas obras, tivemos a ajuda no Ministério de Educação, disponibilizando R$ 3,5 milhões para a obra da Escola Criança Feliz e R$ 1 milhão para a outra na comunidade do Pinhalzinho”, informa. O diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Paulo Heinz, comenta sobre estes investimentos no ensino. “Essas obras vão ajudar bastante a população. A estrutura antiga onde é a Escola Municipal Criança Feliz, depois, passará a ser usada pelo Cras (Centro de Referência em Assistência Social), para realizar suas atividades. E já que o local onde era o estádio, foi doado para construção da nova escola, a administração já está com outro terreno, onde futuramente será construído um novo estádio municipal, mais moderno.”

 

- Publicidade -

Outras obras
Paulo também salienta que, além destas obras, há muitas outras em andamento e algumas que ainda serão iniciadas este ano. “Estamos com um grande número de obras em execução. No momento a liberação de recursos da esfera de governo federal, encontra-se estagnada, mas acredito que em breve haverá liberação, nos permitindo realizar muitos outros trabalhos ainda este ano, que são muito importantes no desenvolvimento urbano e rural.” Na programação deste ano, entre o que foi ou será executado, dá para destacar: a revitalização na Avenida Joaquim Bonetti; duas novas praças na cidade; calçamentos em alguns lugares da cidade e no interior; microssistema de abastecimento de água na Linha Campos, que foi um projeto do deputado federal Nelson Meurer (PP); microssistema de abastecimento de água no Km 29, Rio Vitória; construção de casas populares, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Cohapar; construção de casas no interior, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Governo do Estado; novos veículos para a saúde, entre vários outros projetos. Fora isso, também está programado um leilão para venda de alguns veículos e foi encaminhada uma proposta para a Câmara de Vereadores, com intuito de usar os recursos do superavit de 2014 para aquisição de uma escavadeira hidráulica, juntamente com mais recursos do município. Segundo Paulo, o prefeito Maikon Parzianello (PSDB) está trabalhando para este ano realizar estes trabalhos e muito mais. “O Maikon preocupa-se muito com a saúde no município, investindo sempre em equipamentos, veículos novos, exames e medicamentos. Outro fator que tem se dedicado bastante é com relação as estradas, principalmente onde passa o transporte escolar, fazendo um trabalho nos acessos as propriedades e, quando possível, dentro delas também”, diz. 

Maquete de uma das novas escolas que estão sendo construídas em Eneas Marques, uma na cidade e outra em Pinhalzinho, para mais de 500 alunos cada uma.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques