Só em Dois Vizinhos são 362 pacientes confirmados com a doença.

A chefe da 8ª Regional de Saúde, Cíntia Ramos, disse ontem que na microrregião a saúde pública já contabiliza 1.757 casos suspeitos de dengue. A maioria dos casos investigados e confirmados é do município de Dois Vizinhos. No município há 1.376 notificações que foram investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde. “Dois Vizinhos apresenta 362 casos confirmados de dengue. O segundo município é Francisco Beltrão, com nove casos confirmados, e nós temos também Verê, Cruzeiro, São Jorge, Realeza e Marmeleiro, que também apresentam casos confirmados para a dengue”, afirmou Cíntia à Rádio Onda Sul.
Cíntia disse que os médicos epidemiologistas, que estudam esta doença, já alertaram que em abril – mês de outono -, “nós vamos ainda positivar e confirmar casos de dengue, (porque) a curva epidemiológica está crescente. Ainda, então, todo cuidado é pouco; nós estamos com um calor intenso, ainda não baixou a temperatura; a população tem que fazer a sua parte, porque esses números só tendem a aumentar. E é pela nossa experiência que em Dois Vizinhos mais que 80% dos casos notificados vão positivar, esse número (362) vai ser bem maior”.
A chefe da 8ª Regional de Saúde disse que as prefeituras têm feito a sua parte, mas que também há situações em que as promotorias de Justiça são mobilizadas. “Quando o Ministério Público também entra na jogada sim, mas a gente tem observado nos monitoramentos que falta a equipe completa nos municípios, recursos humanos muito deles sem EPI (Equipamento de Proteção Individual), nós temos notificado, mandado esse monitoramento para o prefeito e secretário (de Saúde), também para o promotor de justiça da área de jurisdição daquele município”, informou.
Ela relatou que há municípios contratando pessoas para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Então não podemos afirmar que os municípios têm feito 100%, ainda existem setores que eles estão na prevenção da dengue, mas não é só o município (que deve tomar providências), a população deve fazer a sua parte. O agente de controle de endemia passa seis vezes no ano na residência, os demais dias do ano são de responsabilidade do morador, do dono (do imóvel), proprietário do estabelecimento fazer a sua parte, porque se nós esperarmos só dos órgãos governamentais, com certeza nós vamos ter um número bem maior que o notificado”.
Sintomas da dengue
Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do terceiro ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os seguintes sintomas aparecem.
Dengue clássica
. Febre alta com início súbito.
. Dor de cabeça.
. Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles.
. Perda do paladar e apetite.
. Náuseas e vômitos.
. Tonturas.
. Extremo cansaço.
. Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
. Moleza e dor no corpo.
. Muitas dores nos ossos e articulações.