21.2 C
Francisco Beltrão
sexta-feira, 06 de junho de 2025

Edição 8.220

06/06/2025

Tendências de negócios que se confirmam

Melissa

Muitas tendências na área de tecnologia e e-commerce vem se estabelecendo e se firmando com forte disposição para o crescimento. O foco para o empreendedor é pensar como seu produto ou serviço pode melhorar a vida do cliente através do seu conhecimento.

A área de tecnologia continua demonstrando como grandes tendências:
– Experiência por voz: para dar maior rapidez e agilidade a pesquisas e compras online, as interfaces de conversação estão mudando a forma como o cliente se relaciona com as marcas.

– Chatbots inteligentes: principalmente para atendimento de suporte, se destacando em empresas de telecomunicações e serviços financeiros. Permitindo automatizar atividades repetitivas, facilitar a vida do cliente, solucionar problemas e vender. Assim irão se destacar fornecedores de contact center, que consigam ofertar produtos que unem automação e solução.

- Publicidade -

[bannerdfp]

– Inteligência artificial em todos os lugares: segundo pesquisas, até 2023, pelo menos 25% das empresas irão adquirir um projeto de software de inteligência artificial com machine learning, com robôs capazes de aprender e entender as necessidades dos clientes, suas expressões, intenções e até emoções.

– Hiperautomação: pesquisa aponta que até 2022, 45% das tarefas de trabalho repetitivas em grandes empresas serão automatizadas. Eliminando trabalhos burocráticos e manuais, minimizando erros e retrabalhos. Assim a equipe de trabalho passa a ter uma atuação mais estratégica.
Em negócios, as tendências destacam algumas áreas:

– Telemedicina: com aumento da procura por esse serviço, que vem se firmando pela qualidade do atendimento e pela facilidade de não precisar sair de casa.

– Home office: mesmo com a volta do novo normal, a tendência é que o home office continue por ter se mostrado mais produtivo, e sendo usado remotamente principalmente para reuniões, treinamentos, atividades rotineiras e feedback.

– Criação de conteúdo: tem se tornado fundamental para o marketing digital das empresas. A utilização de ferramentas de áudio e vídeo tem sido muito usadas, com o aumento do consumo desse tipo de conteúdo. E também com a ascensão do mercado de infoprodutos.

– E-commerce: com desenvolvimento constante, a necessidade de melhorar a visibilidade e de delimitar bem o nicho de atuação.

De acordo com o site E-commerce Brasil, em março deste ano o comércio eletrônico teve mais de 1,66 bilhões de acessos. Sendo que os setores com melhores desempenho foram: produtos para pets, casa e móveis, farmácia e saúde, moda e acessórios, comida e bebidas.

Entre as tendências para inovar o e-commerce estão: compras por voz; vender pelas redes sociais; inteligência artificial prestando consultoria de vendas e sugerindo produtos; novos meios de pagamentos; realidade aumentada; e estratégias omnichannel que é o uso de diversos canais de comunicação para venda e contato com o cliente. Quais tendências impactam seu negócio?

Melissa Faust
Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas e Engenharia de Produção – Consultora Empresarial
CRA-PR 28569 – melissa_faust@hotmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques