Melissa
Para sua empresa crescer é preciso ter ideias novas, novas estratégias para manter clientes e conquistar clientes novos. São as novidades que atraem os clientes, são as novidades que desafiam sua equipe e motivam, são as novidades que irão garantir resultados positivos. Ter novas ideias é um dos primeiros passos do planejamento. Mas como ter ideias novas para minha empresa, que realmente venham a impactar meu negócio? Seguem dicas de como encontrar estratégias relevantes, prestando atenção em:
– Oportunidades que o mercado oferece: quais são as oportunidades que o mercado oferece no seu ramo de atividade? Ou no seu nicho de mercado? Você poderia ampliar seu nicho de atendimento? Poderia atender um novo perfil de clientes? Poderia ter produtos complementares aos que tem atualmente? Poderia prestar um serviço específico e exclusivo?
– Tendências no seu ramo de negócios ou de tecnologia: quais tendências podem ser uma oportunidade para o seu negócio? Quais novas tecnologias podem ser um diferencial para sua empresa? Quais tendências apontam a mudança do comportamento do consumidor? Quais tecnologias podem gerar novas formas de interagir com os clientes?
– Concorrentes: De que forma seus concorrentes tem feito novos lançamentos de produtos e serviços? O que faz seus concorrentes se destacarem? Concorrentes servem de inspiração, mas não seja o copiador.
– Comportamento do cliente: o comportamento do seu cliente tem mudado? No que ele demonstra interesse? De que forma seu produto pode oferecer novas soluções? Ouça o que o cliente tem a dizer sobre os seus interesses e o que lhe chama a atenção.
– Formas de interação com o cliente: quais meios de comunicação são mais efetivos para se comunicar com os clientes? De que forma sua empresa se mantém presente para o cliente e se antecipando as suas necessidades?
– Analisar viabilidade de produtos novos: pesquise, avalie, entenda quais produtos podem atender o mesmo público que já é seu cliente. Também avalie novos fornecedores, buscando o que seu cliente valoriza em termos de qualidade.
– Estratégias de marketing: quais são as estratégias de marketing que você ainda não testou na sua empresa? Que tipo de promoções, vantagens, entre outras ações de fidelização merecem ser avaliadas?
– Melhorias em processos de trabalho: todas as análises anteriores irão gerar uma demanda por mudanças nos processos de trabalho para garantir a satisfação do cliente. Implantar novos projetos exige organização, planejamento, disciplina, cobrança de resultados, e processos de trabalho bem claros para entregar ao cliente o que ele realmente espera.
Após encontrar as novas ideias é importante analisar a viabilidade de cada uma delas, verificando o que cada uma exigirá da empresa para que tenha sucesso. O planejamento é fundamental para isso, envolvendo a equipe, estabelecendo metas e prazos. Tenha novos projetos e desafie-se!
Melissa Faust
Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas e Engenharia de Produção
Consultora Empresarial | CRA-PR 28569
melissa_faust@hotmail.com