6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Agricultor é flagrado com agrotóxico contrabandeado do Paraguai

Na propriedade foi localizado um estoque de 56 embalagens.

 

Ao fundo, veículo da Adapar;  proprietário foi preso pelos policiais ambientais em Santa Izabel do Oeste e foi conduzido à Delegacia de Polícia de Realeza

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), de Francisco Beltrão, apreendeu agrotóxicos contrabandeados na Linha Pinheirinho, município de Santa Izabel do Oeste. A denúncia foi repassada no dia 4 de maio, através da Ouvidoria do Estado do Paraná, e averiguada dois dias depois pelos fiscais de defesa agropecuária Eduardo Martins Portelinha e João Fernando Guarienti com o apoio da Polícia Ambiental. 
Na propriedade foi localizado um estoque de 56 embalagens (vazias, em uso e invioladas) de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai e sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As 56 embalagens foram apreendidas pela Polícia Ambiental do Paraná e a pessoa responsável pelos agrotóxicos contrabandeados do Paraguai recebeu um auto de infração por ter adquirido e aplicado nas suas lavouras agrotóxico sem registro. O proprietário foi preso pelos policiais ambientais e foi conduzido à Delegacia de Polícia de Realeza. A entidade irá comunicar o IAP, a Polícia Federal, a Receita Federal e o Ministério Público do Paraná sobre a ocorrência.
Portelinha alerta que o uso de agrotóxicos somente é permitido se tiverem registro no Ministério da Agricultura, cadastro no Estado e recomendados por receita agronômica emitida por profissional habilitado. Segundo ele, a última apreensão tinha sido realizada em 2012 em Renascença, mas seguidamente os fiscais estão verificando denúncias que chegam até a Adapar. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques