6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Ginástica artística continua forte e revela atletas

Em Francisco Beltrão funciona um centro de treinamento apoiado pela Prefeitura, Unipar e a Federação Paranaense de Ginástica.

 

De 5 a 21 de agosto de 2016, o Brasil acolherá a primeira Olimpíada de sua história. E um dos esportes mais charmosos do mundo, a ginástica artística feminina, será uma das modalidades em disputa. 

- Publicidade -

O município de Francisco Beltrão tem o privilégio de contar com um centro esportivo para o treinamento de promessas na ginástica artística. A professora de ginástica Andriely Cristina Minosso é uma das responsáveis por motivar e treinar 170 alunas de 5 a 13 anos de idade. Os treinamentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, no Centro Esportivo Municipal (CEM), localizado no bairro Alvorada, antiga Apae.
A ginástica em Beltrão é apoiada pela Federação Paranaense de Ginástica, Secretaria Municipal de Esportes e Unipar. “O projeto é dividido em três linhas. A primeira é a escola de talento, onde meninas de 5 a 9 anos treinam para participar de competições e festivais. A segunda linha tem como objetivo fazer com que meninas de 5 a 13 anos vivenciem a ginástica artística. Na última linha temos os projetos sociais, com meninas de 5 a 10 anos que participam do tempo integral. Ao final dos treinamentos, elas recebem um lanche”, destaca a professora. A prefeitura disponibiliza o transporte das alunas.  
 
Talento olímpico? 
A ginástica beltronense já promete dar bons resultados. Inclusive, uma promessa do esporte está na capital paranaense. Andreza Gabrieli de Oliveira nasceu em São Paulo, tem 8 anos de idade e está em Curitiba no Centro de Excelência de Ginástica (Cegin), em fase de adaptação para competições. O local serve de base para atletas da seleção brasileira feminina, como Daniele Hypolito, Lorrane Santos, Lorenna Rocha, Mariana Oliveira, Mariana Valentin, Tamires Veiga e Carolyne Pedro. “Outra notícia importante é que nesta semana recebemos aqui em Beltrão a visita de uma técnica da federação paranaense para avaliar mais meninas e o andamento das aulas”, afirma Andriely.
 
Participação dos pais no processo
Às vezes, o sonho não concretizado de um adulto pode ser vislumbrado em seus descendentes. A professora Crisliane Machado é mãe da pequena Bianca Inocêncio, de 5 anos. Crisliane relata que, na infância, tinha muita vontade de fazer aulas de ginástica artística. Contudo, nunca teve a oportunidade. Mas hoje está satisfeita em saber que sua filha está no caminho certo. 
“Além da atividade física, a disciplina que o esporte proporciona à minha filha é fundamental para o seu desenvolvimento. Ela está adorando fazer ginástica e nós a acompanhamos desde o início, sempre dando liberdade para que ela faça as aulas, sem pressioná-la. O esporte exige força, mas ela nem reclama de dores, percebo que ela tem paixão pelo que faz”, declara. 
Crisliane também enaltece os profissionais do centro esportivo. “A vinda de professores e supervisores de várias cidades dá ainda mais credibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido no município. Eu recomendo que os pais levem seus filhos a conhecerem esse esporte”, acrescenta.
De acordo com Andriely, a cada semana, em média, três meninas visitam o centro esportivo à procura da modalidade olímpica. 

Professoras Nadieli Bottega e Andriely Minoso com as alunas de ginástica artística, durante treinamento  na última sexta-feira, 29, no Centro Esportivo Municipal de Ginástica Artística. O projeto reúne mais de 100 meninas de 5 a 13 anos de idade.

 

 
Eventos e competições em 2015
Francisco Beltrão realizará em novembro deste ano o 1º Festival de Estreantes e Circuito Ginástico, no Ginásio Arrudão. O evento será organizado pela Federação Paranaense de Ginástica, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, e todas as atletas serão premiadas. “Não temos uma data definida, pois necessitamos da confirmação da data pela federação. Outro evento em fase de definição é a 3ª Apresentação de Ginástica Artística, que deve acontecer em julho, no Arrudão. Haverá apresentações de solo, paralela, mesa de salto e trave. Mas nós divulgaremos a data nas redes sociais e nos demais meios de comunicação da cidade”, avisa Andriely. A equipe beltronense de ginástica tem participado de competições em Curitiba e Telêmaco Borba, todas organizadas pela federação paranaense. 

 

Esporte secular

A ginástica é um dos quatro esportes disputados desde a primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, em 1896, em Atenas, na Grécia. Os outros são atletismo, esgrima e natação. A romena Nadia Comaneci protagonizou um feito histórico nas Olimpíadas de Montreal, no Canadá, em 1976. Após uma apresentação de gala nas barras assimétricas, ela se tornou a primeira ginasta da história (incluindo homens e mulheres) a receber nota máxima de todos os sete jurados. Naquela edição, ela conquistou cinco medalhas, sendo três de ouro, uma de prata (por equipe) e uma de bronze (solo).

Andriely corrige a postura de uma de suas alunas.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques