16.1 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Duda,Vanda e Manu vão disputar o mundial escolar

As gêmeas de Salto do Lontra conquistaram, no ano passado, o vice-campeonato nacional e garantiram a vaga para o torneio internacional que acontece entre 13 e 20 de junho, em Aracaju.

 

Vanda Gabriele Girotto, Emanuely Pinto Vieira e Eduarda Girotto vão representar o Paraná e o Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia, em Aracaju (SE).

 

As gêmeas Vanda e Eduarda Girotto, de Salto do Lontra, são as grandes promessas do vôlei de praia no Paraná. Com apenas 15 anos, elas colecionam títulos em competições das categorias menores e também na força livre. No ano passado, a grande conquista foi o vice-campeonato brasileiro na categoria 1999/2000. O bom resultado fez com que a dupla fosse convidada para participar do Campeonato Mundial Escolar de Vôlei de Praia, que acontece entre os dias 13 e 20 de junho em Aracaju (SE). 
O torneio acontece no Brasil porque na última edição do campeonato, disputada em 2013, na Itália, a dupla Duda/Carol, de Aracaju, conquistou o título representando o Brasil. Equipes da Alemanha, China, França, Argentina, Polônia, Uruguai, Inglaterra e Japão já confirmaram presença na competição em 2015, que deve ter 20 duplas na categoria de Duda, Vanda e Emanuely Pinto Vieira, a Manu. O Mundial Escolar deverá ter a participação de 20 países e será promovido pela International School Federation (ISF), com o apoio da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e da Prefeitura de Aracaju (PMA).
Tudo aconteceu muito rápido: no sábado, 30, elas souberam que tinham direito à vaga, mas as inscrições terminavam na segunda-feira, 1°. Depois de muitas conversas, elas precisavam buscar a terceira jogadora (no ano passado, as gêmeas jogaram com Natalhy Panho). Tudo deu certo e decidiu-se pela participação. Filhas de Vanderlei e Marilucia Girotto, as gêmeas se dedicam ao esporte desde os cinco anos de idade. O pai, que também joga vôlei de praia, vai acompanhar as jovens em Aracaju. “Neste ano eu consegui adequar minhas férias com o campeonato”, disse orgulhoso. 
Os treinamentos estão intensos desde domingo, 30, quando elas souberam da notícia. “A professora Jésika está trabalhando bastante o preparo físico. Agora, no feriado (Corpus Chriti), estamos batendo bola. A Manu está se adaptando agora para a areia. Elas vão sentir bastante a diferença da areia que treinam e da de jogo, sem contar a questão do sol, que lá é muito quente”, completa Vanderlei. 
“Foi uma surpresa sermos convidadas para participar desta competição mundial. Sabemos que serão jogos de alto nível, mas pretendemos representar muito bem Salto do Lontra, a região Sudoeste, o Paraná e o país”, diz a professora e treinadora Jésika Mafra. 
Mesmo sendo destaque em todo o Brasil, as gêmeas ainda buscam apoio financeiro para participar de outras competições. “No mundial, as passagens aéreas para as três atletas e para a professora foram pagas pela federação, assim como hospedagem e alimentação. Temos a ajuda do Maurício Baú (PPS), prefeito de Salto do Lontra, que é muito parceiro nosso e nos auxilia para que a gente consiga ir para várias competições. Agora, estamos procurando patrocínio para participar de todas as fases do Paranaense sub-19”, diz a mãe Marilucia Girotto. Ela, inclusive, não vai poder acompanhar as filhas dessa vez, mas foi o amuleto durante o nacional. “Não consegui folga, vai ser difícil ficar acompanhando de longe”, lamenta. 
Angela Simone, mãe de Manu, também está feliz com a oportunidade que a filha está tendo. “Sempre joguei vôlei, mas não fiz o mesmo porque no nosso tempo faltava oportunidades. Agora ela está realizando um sonho que era meu e todo mundo apoia ela lá em casa”, comemora. 

- Publicidade -

Atletas ansiosas
Durante o campeonato, as duplas não podem ser repetidas, ou seja, numa partida jogam Duda e Vanda; na outra, Duda e Manu; e na terceira, Vanda e Manu. A expectativa das garotas é muito grande. “Esperamos conquistar bons resultados, como foi no Campeonato Brasileiro. Já disputamos inúmeras competições e agora, contando com a parceria da Manu, buscaremos representar muito bem os nossos torcedores”, afirma Vanda.
Eduarda também espera fazer um grande mundial. “Não estou nervosa, mas estou muito ansiosa. Sabemos que serão jogos difíceis, mas estamos treinando e se preparando para fazer bons jogos, com muita garra e superação, iremos representar bem a nossa cidade, o Estado e o país”, diz. Manu também tem grande expectativa para o campeonato. “Eu jogava, mas nunca tinha tido treinamento específico para a areia. Jogava mais quadra. Estamos treinando bastante e aguardando com muita expectativa esta competição. Ir pra Sergipe disputar um campeonato em nível mundial é uma honra e esperamos conquistar bons resultados”, comenta.
O prefeito de Salto do Lontra, Maurício Baú (PPS), desejou sucesso às atletas. “Tenho certeza que a Vanda, a Eduarda e a Emanuely, juntamente com a treinadora Jésika, farão bonito em Aracaju. Ficamos contentes em ver o nome de Salto do Lontra em nível mundial e estamos sempre à disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance, afinal, investir no esporte é investir nas pessoas”, ressalta.

Medo de avião
Duda não queria participar do campeonato por ter medo de avião. “A Duda até no domingo não ia porque tem medo de viajar de avião, mas aí convencemos ela e agora ela vai”, conta a mãe. “Eu acho que até já perdi o medo”, brinca a atleta. Logo depois que voltarem de Aracaju, as gêmeas já participam da fase macrorregional dos Jogos Escolares e se preparam ainda para os Jogos da Juventude e Paranaense Sub-9.

Grande estrutura está sendo montada
A expectativa da organização do campeonato é que mais de que 40 equipes de 20 países participem da competição. Isso representa mais de 500 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes. Uma arena está sendo montada na Passarela do Caranguejo, na Atalaia. A estrutura terá uma arena de 5 mil metros quadrados, com uma quadra principal e três auxiliares (para treinos e aquecimentos). O espaço também vai ter uma arquibancada para 500 pessoas, camarotes VIP’s, sala de hidratação e massagem, sala de convivência e salão de jogos. Todos esses ambientes serão climatizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques