6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Feiras impulsionam a agricultura familiar

Municípios de Mangueirinha e Eneas Marques também iniciaram suas atividades.

 

Em várias cidades da região, pequenos produtores bendem seus horifrútis. Acima, a feira livre de Beltrão.

As tradicionais feiras do produtor, realizadas em diversas cidades do Sudoeste, ganharam mais força nos últimos meses. Na área de abrangência da Cresol Base Sudoeste, além das feiras já existentes nos municípios de Itapejara D’Oeste, Coronel Vivida e Marmeleiro, mais dois grupos do Programa Gênero e Geração iniciaram as atividades. São os municípios de Mangueirinha e Eneas Marques, que iniciaram recentemente suas atividades.

O grupo de Mangueirinha iniciou em meados de 2014 e, desde então, passou a se organizar de forma rápida e estruturada. O grupo é formado por mulheres da agricultura familiar, em grande parte associadas ou esposas de associados da Cresol. Elas participaram de encontros de formação, onde surgiu a ideia de uma feira com produtos da agricultura familiar. O objetivo era incrementar a renda e encontrar uma atividade diferente, que proporcionasse mais qualidade de vida. 
Conforme a coordenadora do grupo, Ivana Ferreira Chaves, o apoio da Cresol e da administração municipal foi fundamental para o desenvolvimento da atividade. “O sucesso da feira tem nos surpreendido e a cada dia temos mais pessoas visitando e adquirindo os nossos produtos, as mulheres estão entusiasmadas em produzir e participar da feira”.   
O presidente da Cresol de Mangueirinha, Paulinho do Patrocínio, destacou que a cooperativa tem sido parceira de boas iniciativas no município, especialmente as que beneficiam e aumentam a renda dos agricultores. “Nesse caso, a feira tem trazido uma oportunidade de agregar renda à propriedade e aproveitar aquilo que é produzido no campo, e tem grande aceitação na cidade”, diz ele. 
Em Eneas Marques o grupo já realizou vários encontros, intercâmbios, cursos e formações, e há pouco tempo também iniciou as atividades com a feira de produtos da agricultura familiar. Lá, as participantes têm um espaço em frente à cooperativa e as barracas são emprestadas pela administração municipal. 
Além de Mangueirinha e Eneas Marques, os municípios de Coronel Vivida, Francisco Beltrão e Marmeleiro também realizam as feiras. 
O presidente da Cresol Base Sudoeste, Valmor Antônio Sangaletti, salientou que as feiras trazem muitas vantagens. Além de incrementar o orçamento das famílias, elas oportunizam aos consumidores a aquisição de produtos de qualidade vindos do campo.

- Publicidade -
Grupo de mulheres do Programa Gênero e Geração de Eneas Marques 
realiza a feira da agricultura familiar em frente à cooperativa Cresol.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques