Um casal foi arrastado por quase 100 metros junto com os destroços da propriedade.

O município de Mariópolis teve uma faixa fortemente atingida no interior pelo tornado. As comunidades de Gramados, Colônia Nova, Candeias e Nossa Senhora de Fátima foram as mais castigadas. Segundo informações da Prefeitura, foram atingidas 50 casas – dez totalmente destruídas -, com 50 pessoas feridas e cerca de 300 desabrigadas.
Árvores enormes foram arrancadas pela raiz. Na propriedade da família Pagnonceli, mais de 100 pinheiros foram destruídos. Pinheiros quebrados ao meio como palitos, pela força do que se imagina ter sido um tornado nível F2. Toda a região ficou sem energia durante o dia de ontem e até o fechamento desta edição ainda não havia sido restabelecida em alguns lugares.
As equipes da Prefeitura foram mobilizadas desde as 20 horas de segunda-feira no socorro às famílias atingidas e trabalharam de forma quase ininterrupta durante o dia de ontem.
Casal levado pelo tornado por quase 100 metros sobreviveu
A família Pagnonceli teve três casas atingidas, todas destruídas totalmente pelo vento, assim como a estrutura das propriedades. Paiol, estrebaria e sala de ordenha despareceram. Seu Irineu, dona Salete e a filha Taíse perderam tudo, e não sabem como farão para ordenhar 15 vacas em lactação.
“Foram alguns minutos para levar o que uma vida construiu”, desabafou Irineu. Tranquilo Pagnonceli recebeu o pedido de socorro de seus irmãos na comunidade de Candeias, que tiveram as casas destruídas pelo tornado às 20 horas de segunda-feira. Ele conta que, para avançar um quilômetro pela estrada, levou mais de uma hora de trabalho com trator e motosserras para retirar as árvores. Relatou que na casa do irmão mais velho, onde estavam ele e a cunhada, foi um milagre terem sobrevivido. “Eles foram arrastados junto com a casa e tudo o que tinha dentro, caindo a cerca de 100 metros de onde existia a morada, o resto sumiu”, relata.
Durante a terça-feira a chuva forte dificultou a ação das equipes de trabalho. A Defesa Civil está mobilizada para atender as necessidades mais urgentes das famílias atingidas.
Tornado
O prefeito de Mariópolis, Mário Paulek (PSD), mobilizou máquinas e funcionários para atender as famílias das comunidades assoladas pelo tornado.
Segundo especialistas, após tocar o solo, um tornado pode atingir uma faixa que varia de 100 a 1.200 metros, deslocando-se por uma extensão de aproximadamente 30 quilômetros (embora já tenham sido registrados tornados que se deslocaram a distâncias superiores a 150 quilômetros).