16.1 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 03 de junho de 2025

Edição 8.218

04/06/2025

Pesquisadora diz que jornalista, hoje, precisa agregar múltiplas funções

Um dos assuntos discutidos foi a articulação da pastoral e um mutirão regional.

 

Participantes do encontro se reuniram para foto oficial. 

 

Com o objetivo de dar continuidade na articulação da Comunicação no Regional Sul da CNBB – Estado do Paraná -, a Arquidiocese de Maringá sediou, na semana passada, o 5º Encontro da Pastoral da Comunicação. O encontro teve a presença de dom Antonio Vagner da Silva, bispo referencial da Pastoral da Comunicação no Paraná, e representantes das dioceses paranaenses, dentre eles, padres, assessores de imprensa, membros da pastoral e demais profissionais de comunicação. 
A Diocese de Palmas-­Francisco Beltrão foi representada pelos padres Valdecir Bressan, assessor da Pastoral da Comunicação e diretor do Instituto Sapientia de Filosofia; Deucir Poletti, pároco da Paróquia de São Jorge D’Oeste; Ivan Cesar, radialista da Rádio Club de Palmas e Agência de Notícias RBJ; e Luiz Carlos Bittencourt, assessor de Imprensa da Diocese.

- Publicidade -

Mutirão regional
Foram tratados detalhes do 1º Mutirão Regional de Comunicação, a ser realizado em outubro de 2015, partilha do andamento da Pastoral de Comunicação nas dioceses e uma reflexão sobre como potencializar a comunicação no Paraná. Também houve um momento formativo com a professora Alexandra Fante, doutoranda em Comunicação pela Universidade Metodista.
A professora Alexandra explicou os principais tópicos de sua abordagem sobre a globalização da informação e a importância do regionalismo. “Precisamos falar dos pequenos ambientes da comunicação na igreja, na comunidade e para isso é preciso estratégias de marketing e do Facebook”, disse. 

Atuação múltipla
Sobre o perfil do comunicador, a professora afirmou que precisar ser multifuncional: “Trabalhar com o rádio, a TV, jornal, mas também com as mídias digitais. Ele precisa ter conhecimento de ralações públicas, de jornalismo, de marketing, para que a comunicação seja efetiva, fazendo essa variedade de produtos para atingir o meio que queremos”.
Alexandra destacou que o profissional de comunicação deve ter um planejamento para o desenvolvimento de seu trabalho. “Sem planejamento, não temos alcance e nem resultado. Falar sem um público específico é comunicar em vão, é como falar uma linguagem que as pessoas não entendem.” 
Em relação à Igreja Católica, ela comentou que a comunicação deve ser eficiente. “É de suma importância esse encontro da Pastoral da Comunicação. A Igreja Católica, desde a invenção do rádio e a popularização da televisão, sempre investiu na comunicação. É importante manter esse aprendizado e atualização do comunicador para que a comunicação da Igreja seja eficiente”, comentou.
Para Jorge Teles, coordenador da Pascom no Paraná, o encontro de foi positivo. “Trabalhamos um tema de formação e tivemos também um momento de avaliação da caminhada de cada diocese. Isso nos serve como exemplo e ânimo para dar novos passos. Traçamos metas para os próximos dois anos em darmos prosseguimento na caminhada da Pascom, com radialistas, jornalistas e assessores.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques