9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Diretores de associações empresariais discutem vantagens do programa Compras Sudoeste

Cacispar e Faciap vão contratar novos consultores para as ACEs.

 

Os dirigentes de ACEs e da Cacispar reunidos em Francisco Beltrão. 

 

Diretores da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e presidentes das associações comerciais se reuniram em Francisco Beltrão, no final de setembro. Na pauta do encontro esteve a 25ª Convenção Empresarial da Faciap, a missão técnica que levou empresários sudoestinos para conhecer novos modelos de gestão e projetos implantados nas associações comerciais do Rio Grande do Sul e a reunião do conselho de administração da Faciap.
O vice-presidente para assuntos do SCPC, Carlos Manfroi  que representou o presidente da Cacispar, Lindonês Colferai, nas reuniões do mês de setembro em Curitiba, apresentou para a diretoria os assuntos discutidos nos encontros. Entre as pautas esteve a contratação de consultores comerciais pela Faciap para atender as coordenadorias microrregionais.
Segundo o vice-presidente, os consultores irão fomentar o SPC e outros serviços da federação nas entidades das regiões das coordenadorias. Um dos consultores vai se dividir e atender a região da Cacispar e da Cacicopar, na região de Guarapuava. 
Na reunião, também foi confirmada a data de encerramento das atividades da coordenadoria no ano de 2015. A confraternização vai acontecer dia 23 de novembro, na Chácara Rios, em Francisco Beltrão.

- Publicidade -

Programa Compra Sudoeste
O consultor regional do Sebrae/PR,  Gerson Miotto, explicou aos diretores e presidentes de entidades sobre o programa Compra Sudoeste, que incentiva as compras públicas das micro e pequenas empresas. Este programa visa esclarecer um processo permanente de capacitação e negociação para compradores e fornecedores de compras governamentais e públicas. 
Para os fornecedores, o Compra Sudoeste explica como os empresários das micro e pequenas empresas podem vender e participar de processos licitatórios, no âmbito municipal, estadual e federal.
“É um grande desafio para as entidades que estão à frente do Compra Sudoeste, que é um movimento que não acontece só aqui, mas em todo o Paraná e no Brasil, para elevar o número de participações da micro e pequena empresa em licitações públicas nas três esferas”, explicou o consultor do Sebrae/PR, Gerson Miotto.
Segundo ele, somando apenas as prefeituras e as câmaras de vereadores dos 42 municípios do Sudoeste do Paraná, há quase R$ 1 bilhão de contas públicas, sem contar outras entidades que compram em um período de um ano. No site comprapr.com.br os empresários podem acessar todos os municípios do Paraná e verificar a porcentagem que o município compra. “Os líderes de entidades empresariais e de associações comerciais precisam estar dentro desse meio, sabendo quanto o seu município compra no ano, e quanto por cento é das micro e pequenas empresas locais”, sublinhou Miotto.
O consultor também lembrou os empresários que a Lei Complementar 147 diz que o município deverá comprar da micro e pequena empresa local. “Comprando de fora o dinheiro não circula no município, ele vai embora e não gera imposto, não gera emprego e renda”, completou. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques