Entrega de produtos será realizada no próximo dia 22, junto com a prestação de contas da campanha.

A solidariedade do povo beltronense é de dar inveja para muitas cidades do Paraná. Sempre que alguém precisa de ajuda, os moradores se unem e colaboram através de doações e trabalho voluntário. A Campanha Tributo à Cidadania – Pacto pela Criança e o Adolescente de Francisco Beltrão é um belo exemplo. Com a destinação de parte do Imposto de Renda devido de pessoas físicas e jurídicas, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente conseguiu arrecadar no ano passado R$ 173.273,44. Dinheiro que foi convertido em produtos para diversas escolas e entidades assistenciais do município. Deu pra comprar tanta coisa que enche fácil um caminhão. As doações praticamente triplicaram com relação ao ano anterior.
No próximo dia 22, às 14 horas, no Centro da Juventude da Cidade Norte, será feito prestação de contas, entrega dos produtos e lançamento da campanha 2015/16. O projeto é conduzido pela Secretaria de Assistência Social, Sindicato dos Contabilistas (Sincobel) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Podem participar todas as pessoas físicas e jurídicas que pagam Imposto de Renda (IR).
Segundo Luiz Graczik, coordenador da campanha, muitas outras entidades e clubes de serviços estão envolvidos, por isso a arrecadação foi maior. Pessoas físicas ou jurídicas não irão pagar nada a mais, somente irão destinar os recursos diretamente para o município, iniciativa que auxiliará no desenvolvimento social, cultural e econômico. Graczik destaca que a campanha terá o apoio fundamental da classe dos contabilistas, profissionais que irão orientar seus clientes e operacionalizar o processo de doação.
Foram contempladas 15 entidades: Formando Cidadão, Escola Madre Boa Ventura, Amarbem, Escola Oficina Adelíria Meurer, Apae, Associação Sensibilizar, Proerd, Escola Francisco Manoel da Silva, Escola Higino Pires, Escola Nossa Senhora do Sagrado Coração, Clube Desbravadores, Conselho Tutelar, PUG Kids – Comunidade Batista Betel, Associação Centro de Treinamento Novos Talentos e Casa Abrigo.
Graczik destaca que todos os produtos foram comprados através de licitação, permitindo economia e maior volume de aquisições. Entre os diversos itens estão bufê térmico, camas elásticas, máquinas de lavar roupa, geladeiras, televisores, cafeteiras, jogos de panela, fogões industriais, purificadores de água, batedeiras, aparelhos de DVDs, micro systems, ventiladores, telefones, bebedouros, computadores, bolas, uniformes, projetores, conjuntos esportivos, materiais escolares, mesas de ping-pong, tatames, armários, tintas etc.
As pessoas jurídicas poderão destinar até 1% do seu Imposto de Renda a pagar referente ao exercício anterior e as pessoas físicas até 6% dos impostos a pagar. Isso até dia 30 de dezembro, depois desse prazo (até 30 de abril) as doações caem para 3% para pessoas físicas.