19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Festas do padroeiro e da uva serão na mesma data em Mariópolis

Após levantamento realizado nos vinhedos de Mariópolis, dos prejuízos causados pelas geadas dos dias 13 e 14 de setembro, a Comissão Central Organizadora reuniu-se com as entidades promotoras: Paróquia São Francisco de Sales, Emater, Sindicato Rural, Frutimar, Vinícola São Francisco de Sales e Associação Comercial e Empresarial além dos representantes do Legislativo e Executivo Municipal , produtores e com a presença do prefeito Mário Paulek (PSD). Após intenso debate definiu-se por realizar em janeiro de 2016 a Feira da Uva agregada à Festa do Padroeiro São Francisco de Sales.
De acordo com levantamentos realizados pelo técnico Jocemir Simioni, o secretário de Agricultura Valdenir Germiniani, os produtores Nadir Rissardi e Angelo Bresolin  ambos representantes da Vinícola e Frutimar, estimaram   perdas na produção do município  em torno de 50%, observando-se em alguns parreirais perda de 100%.
Muitos dos produtores expositores da Festa da Uva tiveram a produção totalmente comprometida e outra preocupação é quanto à maturação do produto remanescente que agora poderá apresentar maturação desuniforme, e isso preocupou os organizadores quanto a ter quantidade suficiente para um único fim de semana e atender a demanda dos visitantes, mas o secretário de Agricultura, Valdenir Germiniani, comenta que “teremos uva sim durante o mês de janeiro em nosso município, para atender a todas as pessoas que costumavam visitar os parreirais e comprar a sua uva e seus produtos coloniais, além de poder visitar a Feira da Uva. Devido à alteração no formato do evento da próxima edição, não serão realizados shows em nível  nacional  e o tradicional Rodeio Country, inclusive houve o cancelamento da realização do concurso da  rainha Festa da Uva – adiado para o ano seguinte”.

Ovelha Enfarinhada
Outros atrativos serão planejados para que a Feira da Uva e a Festa do Padroeiro agradem seus visitantes. Um dos pontos fortes será a gastronomia da Festa do Padroeiro, especialmente a realização do tradicional jantar  Ovelha Enfarinhada, que é um dos jantares mais concorridos da região, e acontecerá no Pavilhão da Matriz. Toda a programação envolvendo a Feira e a Festa será divulgada na sequência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques