
Uma solenidade rápida marcou ontem à tarde a assinatura de nove contratos entre o Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão e nove cooperativas da agricultura familiar da região. “A partir da assinatura, já podem entregar os produtos”, disse Leila Vianna Giacomelli, que coordenou o evento.
A merenda da agricultura familiar é um complemento à merenda que o governo disponibiliza para as escolas. No caso do NRE, são 94 estabelecimentos em 21 municípios que são atendidos.
“Em breve, mais cooperativas assinarão novos contratos”, completou Leila.
Os produtos em geral são frutas, legumes, verduras e hortaliças. Dados da Secretaria Estadual da Educação informam que o volume de produtos da agricultura familiar na merenda escolar vem crescendo ano a ano. Só nos últimos dois anos, passou de 41% para 51%.
Na semana passada em Curitiba, o governador Beto Richa (PSDB) assinou a homologação de contratos da Secretaria de Estado da Educação com cooperativas que fornecerão produtos para a merenda escolar. “É mais uma área em que o Paraná serve de exemplo para o Brasil. Fornecemos aos nossos estudantes alimentos mais saborosos e nutritivos, pois sabemos que um aluno bem alimentado e nutrido aprende muito melhor. Uma merenda de qualidade também ajuda a combater a evasão escolar”, afirmou o governador.
Além dos mais de 1 milhão de alunos da rede pública estadual, ressaltou Beto Richa, 22 mil agricultores familiares de todas as regiões do Estado são beneficiados por esta política do Estado. “Aumentamos sistematicamente as compras da agricultura familiar, valorizando nossos produtores rurais. Obtivemos, em 2015, o reconhecimento nacional como o Estado que fornece o maior número de gêneros da agricultura familiar na merenda”, completou.
O evento no NRE contou também com as presenças da presidente da Câmara de Vereadores, Elenir Maciel (PP), Poliana Delani Nazário (representando o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, PSDB) e Ademar Garcia (representando o deputado Wilmar Reichembach, PSC).

lideranças políticas e do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão.
Fotos: Badger Vicari/JdeB