23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Seminário da Cresol sobre cadeias produtivas debate possibilidades e demandas de mercado

 

Diretor secretário da Cresol Baser, Luiz Levi Tomacheski; conselheiro presidente, Alzimiro Thomé; assessor da Unicafes/PR, OvídioConstantino; e o engenheiro agrônomo Ari de David.
Foto: Assessoria

 

 A Central Cresol Baser, por meio do Departamento de Ações Estratégicas, promoveu na última semana o Seminário Cadeias Produtivas Agroalimentares Curtas, com o tema “Valorizando os Alimentos Produzidos com Qualidade”.
Estiveram presentes o conselheiro presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé; o diretor secretário e responsável pelo Departamento de Ações Estratégicas, Luiz Levi Tomacheski; o coordenador do departamento, Jânio de Souza; o engenheiro agrônomo responsável pelo programa de Extensão Rural da Cresol, Ari de David; além de diretores de cooperativas Cresol, técnicos de cooperativas agropecuárias, técnicos do programa de extensão, agentes de desenvolvimento e representantes de instituições ligadas à área. Também participaram do evento os palestrantes professor doutor Dirceu Basso, o professor doutor Márcio Gazolla e o gerente comercial do Supermercado Super Vipi de Francisco Beltrão, Everton Crestani, para discutir cada um dos temas propostos para debate.
Durante o seminário, foram apresentados os estudos de caso de três empreendimentos agropecuários, com discussões sobre os principais gargalos, limites, demandas e possibilidades diante dos mercados. Também foram discutidos as perspectivas e os desafios para a organização das cadeias produtivas, além da visão de redes de mercado sobre a produção e comercialização de hortifrutigranjeiros e produtos agroindustrializados e, por fim, sobre o “ATER no fortalecimento das Cadeias Produtivas – Aprendizados e Desafios”.
De acordo com Ari de David, para o ano de 2017 a Cresol tem como proposta estimular a organização de cooperativas agropecuárias e, junto com o programa de Extensão Rural Cresol, contribuir para consolidar iniciativas que aproximem a produção de alimentos com os consumidores finais, fortalecendo a autonomia dos agricultores.  
Ao final dos debates, os participantes fizeram trabalhos em grupo para tratar da organização das cadeias produtivas agroalimentares curtas nas regiões de atuação da Cresol e do Serviço de ATER e, ao final, foram feitos os encaminhamentos das propostas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques