A posse de Cleber Fontana, neste sábado, é a primeira transmissão de cargo de prefeito a ser registrada num novo livro de atas.

Durante a campanha para prefeito deste ano, eleitores indecisos diziam que temiam votar em Cleber Fontana (PSDB) porque ele iria levar para a Prefeitura toda uma turma de administrações anteriores, referindo-se ao período de 2001 a 2012, que teve os prefeitos Vilmar Cordasso (PP) e Wilmar Reichembach (na época PSDB, hoje deputado pelo PSC), que são do mesmo grupo político. Cleber dizia que não. Se fosse eleito prefeito, iria escrever uma nova história e até um novo livro; referia-se ao livro de transmissão de posse do prefeito. Sabia disso porque a posse de Antonio Cantelmo Neto, em 1º de janeiro de 2013, foi registrada na última página do livro de atas.
O livro encerrado com a posse de Neto em 2013 é o único, pois o outro (ou outros) queimou (ou queimaram) com o incêndio do prédio da Prefeitura em 6 de janeiro de 1966.
O único livro preservado começou e terminou com prefeito de sobrenome Cantelmo. A primeira ata, lavrada pelo advogado Gelindo Folador dia 31 de janeiro de 1969, é da posse do prefeito Deni Schwartz, transmitida pelo prefeito Antonio de Paiva Cantelmo (pai de Antonio Cantelmo Neto), que encerrava sua primeira gestão. A última, lavrada pelo vereador Alfonso Bruzamarello, é da posse de Neto.
Os vices que assumiram
Além das posses dos prefeitos, o livro registra também suas férias, períodos em que o executivo era assumido pelos vice-prefeitos. Das 10 gestões registradas no livro em 44 anos, teve nove vice-prefeitos (um a menos porque Reichembach foi vice em duas gestões). Dos nove vices, o único que nunca assumiu foi dr. Mário Vargas Junqueira da Rocha, que era o vice de Antonio de Paiva Cantelmo na gestão 73-77. Daquela gestão tem somente a ata de posse de Cantelmo em 73 e a de sua transmissão do cargo a João Arruda em 77.
Cláudio Liston, vice de Meurer, assumiu somente uma vez, no período de 11 a 31 de janeiro de 1990. Depois houve desentendimento entre prefeito e vice e Meurer somente entregou o cargo a seu sucessor, João Arruda, em 1993. Confira todos os vice-prefeitos de Francisco Beltrão no quadro ao lado. São 44 anos em 10 gestões porque teve duas gestões de seis anos, as primeiras de João Arruda (77-82) e de Guiomar Lopes (83-88).
O novo livro já foi aberto para registrar as vezes que o vice Eduardo Scirea assumiu como vice de Cantelmo Neto. Mas registro de transmissão de cargo de prefeito para seu sucessor terá neste dia 31 de dezembro sua primeira ata.

do cargo de prefeito”.