16 C
Francisco Beltrão
domingo, 29 de junho de 2025

Edição 8.235

28/06/2025

Destaque Empreendedor, Edy Dalberto projeta expansão do Grupo Ítalo

Nos últimos cinco anos, a média de crescimento anual tem se mantido na faixa dos 40%.

 

Assunta, Pedro, Edy e Melina Dal Berto, Liege e Vilmar Berlato no dia da premiação.
Foto: Fábio Girardi/ Gente do Sul

 

O empresário Edy Dalberto, diretor do Grupo Ítalo, reconhecido como “Empreendedor Destaque de 2016”, herdou da família o tino para os negócios. Foram os pais, Pedro e Assunta, que começaram no ramo de mercados, ainda na década de 1980, com um pequeno estabelecimento no Bairro Industrial. Os filhos deram sequência ao trabalho e criaram uma das maiores redes de supermercados e de atacados do setor alimentício do Estado. 
O Ítalo Supermercados surgiu em julho de 1998, em Francisco Beltrão. “Nossa família já trabalha no ramo há mais de 30 anos, então adquiri muito conhecimento técnico quando trabalhei em Curitiba e São Paulo”, comenta Edy.
Desde então, Edy vem acumulando experiência na gestão das empresas do grupo e decidiu que é o momento de expandir a rede. As 13 lojas atualmente estão espalhadas nos estados do Paraná (10) e Santa Catarina (3). Elas recebem em média 200 mil clientes por mês e geram mais de mil empregos diretos. 
No final do ano passado, foi inaugurada uma nova loja em Curitiba (Bairro Atuba) e, neste ano, mais duas em Foz do Iguaçu. Essas últimas foram aquisições do Super Max. A gestão das empresas é toda feita por uma equipe de 30 colaboradores em Francisco Beltrão, incluindo profissionais de Recursos Humanos (RH), Tecnologia de Informação (TI), segurança do trabalho, gestão, entre outros. 
A central de compras que abastece as unidades trabalha com 45 mil itens e é essa uma das prioridades que ajudou a consolidar o Grupo Ítalo: variedade de produtos e inovação. Duas lojas estão localizadas em Francisco Beltrão (Centro e Cidade Norte), com a geração de aproximadamente 180 empregos diretos. 
De acordo com Edy, o Ítalo Supermercados tem como filosofia de trabalho oferecer inovações no segmento de varejo com uma ampla variedade de produtos e serviços, bem como contribuir para o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida, gerando empregos e renda. “Tudo isso é possível também em função de grandes parceiros comerciais. Sempre buscamos novidades para nossos clientes. A equipe fica atenta para oferecer tudo o que há de lançamento em todos os gêneros.”   

- Publicidade -

Planos de expansão
Mesmo com o País em crise, o Grupo Ítalo tem planos ambiciosos. Duas novas lojas estão previstas para Curitiba (nos bairros Batel e Portão). “A capital está crescendo bastante e percebemos que há oportunidade de expansão. Temos uma equipe grande, com know-how, e sabemos que dá para crescer em várias cidades em que não há grandes concorrentes.” 
A meta é evoluir e crescer. A partir de 2017, Foz do Iguaçu também ganhará duas novas unidades do Ítalo Supermercados. Uma delas será construída e outra, adquirida. Em dezembro, a expectativa do grupo é aumentar seu faturamento em 45% com relação ao mesmo mês do ano passado. Além disso, nos últimos cinco anos a média de crescimento anual tem se mantido na faixa dos 40%. 
“A crise existe, o consumidor mudou seus hábitos, mas manteve seu padrão de compras nos supermercados. Mas não podemos ignorar que a crise está presente e que continuará no ano que vem”, analisa Edy. O que dá coragem para o Grupo Ítalo continuar investindo neste cenário é o resultado de uma sólida gestão financeira. “É uma administração muito controlada e o Ítalo praticamente não tem dívidas, se financia com recursos próprios”, ressalta o empresário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques