19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

”Vão demorar anos para mudar a mentalidade das pessoas; a prioridade são os carros”

Em audiência pública, sociedade e lideranças do município discutem o Plano Diretor de Beltrão.

 

Silvia Regina Pereira, professora da Unioeste, participa do debate e questiona Dalcy Salvatti, coordenador técnico da
Revisão do Plano Diretor, durante Audiência Pública.
Foto: Leandra Francischett/JdeB

 

O município é você quem faz. Esta é uma das premissas da 2ª Audiência Pública sobre a Revisão do Plano Diretor de Francisco Beltrão, realizada quinta-feira, à noite, no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. A reunião contou com a participação da equipe técnica municipal e da comissão de acompanhamento, integrada por representantes de entidades públicas e da sociedade.
“Vão demorar anos e décadas para mudar a mentalidade das pessoas; porque a prioridade ainda são os carros”, destaca o arquiteto Dalcy Salvatti, coordenador técnico da revisão, diante de questionamentos sobre acessibilidade. A realidade é que problemas como buracos na pista, por exemplo, são resolvidos mais rapidamente do que a correção de calçadas, apesar de ambos representarem riscos aos usuários.
Silvia Regina Pereira, professora de Geografia da Unioeste, contribuiu com o debate, levantando questões como a situação das calçadas e de locais específicos, como a ponte na Avenida União da Vitória, próximo à quadra da Rodoviária, além de reivindicar a reestruturação do transporte coletivo, para citar apenas alguns assuntos abordados. 
Segundo Fernando Manosso, professor de Engenharia Ambiental da UTFPR, que costuma usar a bicicleta como meio de transporte, é preciso analisar o sistema binário atual, antes de expandi-lo. Ele comenta que a opinião pública ainda é a de motorista, não de pedestres. “Esta é a minha preocupação. É inadmissível pensar em binário sem que tenha calçada para que os pedestres tenham onde caminhar com segurança.” 
Outros assuntos de destaque
Esta é a primeira revisão do plano, elaborado em novembro de 2006, com suas leis complementares editadas em junho de 2007. Os trabalhos de revisão começaram no ano passado e devem ser concluídos até meados deste ano, com a terceira e última Audiência Pública. Até o momento, foram duas audiências e três oficinas temáticas.  
Os temas abordados nesta oportunidade foram: mobilidade urbana e acessibilidade; meio ambiente e águas; macrozoneamento; uso e ocupação do solo. Participaram da solenidade de abertura o prefeito Cleber Fontana, o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Antonio Pedron, os vereadores José Carlos Kniphoff e Rodrigo Inhoatto e o promotor de justiça Flávio Caliri Schmidt, da 3ª Promotoria da Comarca.
*Com informações da assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques