Os 13.689 inscritos no Vestibular de Inverno 2017 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fazem provas, neste domingo e segunda-feira (9 e 10/7), em 16 cidades paranaenses. Os portões dos locais de prova serão abertos às 13 horas e fechados às 14 horas. Para o acesso, os candidatos devem apresentar apenas um documento oficial de identidade com foto. A identificação será feira na sala, mediante a coleta de digitais dos candidatos.
A identificação datiloscópica é a novidade no Vestibular de Inverno da UEPG. Segundo o responsável pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), Edson Marchinski, a medida visa dar mais segurança ao concurso, além de agilizar a identificação dos candidatos. “A coleta de digitais ocorrerá em dois momentos, durante a realização das provas que terão o mesmo tempo de resolução de concursos anteriores”, comenta.
De acordo com o coordenador da CPS, a identificação do candidato terá sequência no processo de matrícula, com nova coleta de digitais; e depois, com novas identificações, durante o desenvolvimento do curso. “Assim haverá absoluta certeza de que o candidato aprovado no vestibular é o mesmo que se matriculou e está cursado a universidade”, explica, reforçando o significativo ganho de segurança nos resultados do concurso.
Segundo Edson Marchinski, os candidatos também ganham com o novo processo, uma vez que não precisarão mais apresentar aquela ficha de inscrição, com fotocópia da identidade e foto coladas. “Eram recorrentes situações de candidatos que não traziam a ficha ou esqueciam da cópia da identidade ou da foto e, por isso, eram impedidos de acessar os locais de prova. “Agora, bastará apresentar um documento oficial de identidade, com foto, que pode ser o RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte, entre outros”.
Vestibular em várias cidades
As provas do Vestibular de Inverno da UEPG serão aplicadas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Foz Iguaçu, Francisco Beltrão, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. No domingo (9), os vestibulandos fazem as provas de Redação (670 pontos) e Conhecimento Gerais (3.360 pontos), com 3 horas e 30 minutos de duração; e na segunda (10), a etapa vocacionada (2.700 pontos), com 3 horas para resolução. As três provas somam 6.730 pontos.
Sobre as provas, a CPS informa os gêneros textuais a serem cobrados na Redação. São eles: carta de reclamação; carta resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo; notícia; e resumo. Nas questões de Literatura Brasileira, das provas de Língua Portuguesa, serão exploradas as seguintes obras: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade); A morte e a morte de Quincas Berro d’Água (Jorge Amado); Livro sobre nada (Manoel de Barros); O filho eterno (Cristóvão Tezza); e O ovo apunhalado (Caio Fernando Abreu).
Os cadernos de questões estarão disponíveis para os candidatos no mesmo dia de aplicação das provas, a partir das 20 horas, na página do vestibular (www.cps.uepg.br/vestibular). Os gabaritos de resultados serão postados no dia 11 julho, às 17 horas, no mesmo endereço. A divulgação da relação de aprovados com a respectiva lista de espera está agendada para até 1º de setembro, também, exclusivamente pela Internet.
A disputa
O curso de Medicina é o mais concorrido. A UEPG registra a inscrição de 5.866 candidatos, concorrendo a 15 vagas. São 391 candidatos por vaga. Odontologia é o segundo, com 810 concorrentes a 23 vagas, proporção de 35,2 por vaga. Em seguida aparece o curso de Engenharia Civil, com 31,6 candidatos por vaga (601 inscritos/19 vagas). Direito matutino tem 27,7 inscritos por vaga (832 candidatos/30 vagas); e Direito noturno, aparece com 27,2 vestibulandos por vaga (709 inscritos/26 vagas).
Também estão entre os cursos mais concorridos o curso de Agronomia, com 24,3 candidatos por vaga (560 inscritos/23 vagas); Enfermagem, com uma concorrência de 22,7 concorrentes por vaga (341 inscritos/15 vagas); Engenharia de Software, com 13,2 por vaga (199 inscritos/15 vagas); Administração, com 12,86 por vaga (386 candidatos/30 vagas); Farmácia, com 12,82 por vaga (218 inscritos/17 vagas); licenciatura em História, 12,6 por vaga (190 inscritos/15 vagas); e Engenharia da Computação, 12,4 por vaga (212 inscritos/17vagas).