O 1° Boogie Marreco Voador acontecerá dias 6, 7 e 8 de outubro e terá saltos duplos.

presidente do Marreco Voador, no lançamento.
Foto: Aline Leonardo/JdeB
Na terça-feira, o Clube Marreco Voador reuniu patrocinadores e apoiadores no auditório do Cesul para o lançamento oficial do 1° Boogie Marreco Voador, que acontecerá dias 6, 7 e 8 de outubro no Aeroporto Municipal Paulo Abdala, em Francisco Beltrão.
O evento de paraquedismo promete colorir o céu da cidade com paraquedistas profissionais e saltos duplos – que qualquer pessoa pode fazer acompanhada de um instrutor. A iniciativa foi do Rotary Club Úrio Park, que pensou em promover uma ação diferente envolvendo esporte.
Segundo Ivo Sendeski, integrante do Rotary e patrocinador máster, 50% do projeto já está viabilizado, mas cotas de patrocínio ainda podem ser adquiridas por R$ 3.200 (com direito a cinco saltos duplos com filmagem e fotografia feita pelo piloto do salto, utilização das imagens do dia dos saltos e do avião). “Queremos que o evento se torne um marco festivo, de nível nacional, e seja realizado anualmente”, projetou Ivo.
Outro parceiro do boogie é o Colégio Estadual Tancredo Neves, que foi representado pela diretora Lucia Tânia Neves da Rocha e alunos no lançamento. A instituição foi escolhida pelo Rotary e receberá parte da verba arrecadada na promoção – 70% do total será repassado para o clube rotariano, que ficará com 35% e reverterá os 35% restantes em ações no colégio.
A Prefeitura de Francisco Beltrão, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, também apoia o evento. “É importante a participação dos jovens, vejo os alunos do Tancredo, em um evento de esporte, que também é saúde. Fazia tempo que a gente não via o céu se colorir e vai movimentar a cidade, agradeço ao Marreco Voador pela grande mobilização”, disse Otávio Ricardo Muniz, o Tavico, secretário de Esporte.
Os saltos
O avião que será trazido para Francisco Beltrão tem capacidade para 22 passageiros. Mas, por questão logística, os organizadores levarão no máximo 15 pessoas por vez – além da tripulação – a 13 mil pés (aproximadamente 5 km de altura). Serão cerca de 15 minutos até o salto. A queda livre dura em média um minuto e, depois, mais ou menos 15 minutos com o paraquedas aberto até o pouso.
O custo do salto duplo é de R$ 700 com direito a filmagem e fotografias feitas pelo piloto do salto. “A pessoa que fizer o salto duplo não precisa de qualquer conhecimento técnico e em cinco minutos ela vai estar totalmente instruída sobre o que será necessário no momento do salto”, garantiu Roni William Ramalho, presidente do Clube Marreco Voador.
Mais informações sobre os saltos e cotas de patrocínio podem ser obtidas pelos telefones 98806-2097 e 99101-3006. As inscrições para saltar também podem ser feitas por esses contatos.