Hoje é o Dia do Combate a Diabetes e, para chamar a atenção da comunidade e difundir informações sobre a doença, o Núcleo de Diabéticos de Francisco Beltrão promove um bate-papo com a sociedade beltronense.
A reunião será às 19h30, na Escola Municipal Bom Pastor, e contará com a presença de vários profissionais, incluindo educador físico, farmacêutico, esteticista, nutricionista, bioquímico e geriatra que, em uma mesa redonda, irão debater as dificuldades e realidades do diabético em Beltrão.
Os problemas com diabetes são preocupantes. Conforme pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos.
Segundo defende a nutricionista Gislene Titon Santos, a forma mais eficaz e com menos complicações continua sendo a prevenção. “O que falta é maior conscientização da população em geral. Mesmo havendo as condições existentes no sistema de saúde, o grande problema ainda é da população que não busca se prevenir, cuidar-se e, assim, evitar complicações futuras”, afirma.
Em parceria com o Rotary e universidades, o núcleo promove ação de conscientização no Calçadão no próximo sábado, dia 18.