Organizado pelo Formosa Pub, o evento reuniu famílias, crianças e amigos para resgatar os tradicionais carnavais de rua de Beltrão.

Fotos: Flávio Pedron/JdeB
A segunda edição do ‘Carnaval na Rua do Formosa”, no sábado, promovido pelo Formosa Pub, em Francisco Beltrão, reuniu cerca de duas mil pessoas ao longo da programação.
O evento fechou a Rua Ponta Grossa, entre as ruas Romeu Lauro Werlang e Otaviano Teixeira, para um tradicional carnaval de rua, com foliões fantasiados e as clássicas marchinhas de carnaval.
A festa começou às 18h com atrações voltadas às crianças: palhaço, brinquedos infláveis e música. Às 20h, o público pôde curtir a festa com uma boa estrutura de bebidas – venda de chopes do Formosa – foodtrucks, mesas, banheiros e seguranças. As bandas Big Metais e Trio Elétrico animaram a folia.
“O ano passado a gente fez uma coisa mais simples, com pouca divulgação e deu bastante gente. Então esse ano a gente se preparou um pouquinho melhor para esse evento. De uma brincadeira, uma homenagem ao meu irmão [Antonio Lúcio Duarte Filho] que gostava tanto do carnaval, está virando isso aí, as bandas cada vez melhores, o povo comparecendo. É um carnaval familiar, tem desde a criancinha de colo, até os noninhos”, diz o proprietário do Formosa Pub, Rafael Duarte.

Muita alegria
Marcos Mazzochim, da Banda Big Metais, celebra o resgate do carnaval. “O pessoal veio fantasiado, brincou o verdadeiro carnaval e isso nos alegra muito porque movimenta o comércio de modo geral. A estrutura muito boa, então o pessoal ficou muito à vontade e esse é o objetivo. O carnaval do Formosa Pub, a partir de hoje, se torna uma tradição”. No repertório musical, foram gêneros musicais. “Beltrão sente saudades dos bons carnavais. Tocamos axé e marchinha, esse é o carnaval que a gente traz de recordação, desde o tempo do Barro Preto, do Marrecas Clube, os carnavais do centro”, acrescenta Marcos.

Família no carnaval
Vaneza Verdi e Luiz Gustavo residem em Beltrão há quatros e participaram pela primeira vez da festa juntamente com os filhos pequenos. “É o primeiro ano que a gente vem curtir o carnaval em Beltrão. Nós estamos nos divertindo muito, não imaginava que ia estar tão legal”, diz Vaneza.
O carnaval do Formosa foi aprovado pelo Rafael que pensa em repetir o evento. “Eu gostaria de continuar fazendo porque acho que quem participou, aprovou”.

Os foliões foram criativos nas fantasias para o carnaval de rua.
Carnaval com Cristo
No Centro Paroquial do Bairro Pinheirinho, em Beltrão, aconteceu na tarde de domingo, o tradicional Carnaval com Cristo. A promoção reúne, todos os anos, um grande número de crianças. Ontem, à noite foi a vez dos casais e demais pessoas da Cidade Norte participaram do Carnaval com Cristo, das 20 às 24 horas. Nestes eventos não, em outros anos, não se vendia bebidas alcoólicas e continua assim.
