O Departamento de Agricultura de Marmeleiro deu início às coletas de soja em algumas propriedades rurais onde a colheita já começou.
Como a ação de verificação das perdas na colheita de soja não é mais realizada como um concurso, não haverá inscrição dos agricultores e operadores de máquinas.
Os produtores interessados, devem avisar o Departamento de Agricultura para que os técnicos possam ir até a propriedade e fazer a coleta dos grãos que ficam no solo após a colheita.
Desde 2017 o programa não é feito como um concurso. Ele tem funcionado apenas como uma avaliação para informar o índice de grãos que se perderam na lavoura na hora da colheita. Em breve o Departamento avisará a data do evento que apresentará o índice de perda média nas propriedades do município de Marmeleiro.
Ano passado, a perda média ficou em 1,37 sacas por hectare.”Consideramos que essa ação é importante para que o agricultor tenha cada vez menos perdas na colheita, adotando melhores técnicas de regulagem da colheitadeira para evitar desperdícios e ao final de tudo, garantir maior rentabilidade”, avaliou o diretor de Agricultura, Guilherme Baggio.