11.5 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Afubra indeniza lavouras que tiveram prejuízos

A Associação dos Fumicultores Brasileiros (Afubra) deu iniciou ao pagamento dos auxílios pelos danos causados por granizo nas lavouras de tabaco, safra 2017/2018. Conforme o tesoureiro da entidade, Marcílio Laurindo Drescher, a primeira liberação dos valores dos auxílios contempla os associados que liquidaram suas ordens de pagamento até o dia 15 de fevereiro. 
“O valor é repassado de forma integral e obedece rigorosamente ao que consta na ficha de inscrição de cada produtor”, diz Marcílio. Ele ressalta que, passada a data da primeira liberação, os demais pagamentos passam a ser semanais. Serão contemplados produtores rurais dos três Estados do Sul.
O processo deve atingir todos os fumicultores com direito ao benefício. A primeira etapa de pagamentos atinge o valor de R$ 50 milhões. “O valor que iremos repassar aos produtores está calculado em R$ 91 milhões, até o momento, apenas em auxílio para danos em lavouras de tabaco provocados pelo granizo”, diz Marcílio.
Atacir Nicolodi, gerente da filial da Afubra em Francisco Beltrão, diz que o benefício será pago aos produtores de toda a região Sudoeste. As precipitações de granizo caíram em vários períodos, desde agosto do ano passado. 
As lavouras que tiveram perdas com o granizo são visitadas por avaliadores, que fazem os levantamentos dos prejuízos e conforme os percentuais de perdas ocorre o pago o seguro das áreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques