Educação

Ao centro do círculo, a professora Claudia Denise Erdmann Santoro, de Verê, ministra a oficina “Brincando com a Matemática”.
Foto: Prefeitura de Verê
Acostumada com a rotina de sala de aula com as turmas do 1º ano das escolas La Salle e Álvaro Renostro, em Verê, a professora Claudia Denise Erdmann Santoro viveu uma experiência diferente na semana passada, quando compartilhou suas práticas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) com outros 30 professores de diversas cidades do Paraná. “Nunca imaginava que por ser professora aqui em Verê tivesse essa oportunidade de ensinar outros professores do Paraná”, comentou Claudia.
“Faço parte da turma ‘J’ de formadores locais, onde a professora Ana Galhart lançou o desafio para que alguém da turma ministrasse a oficina. Fui indicada por colegas, outras me ajudaram e deu certo. Foi muito gratificante perceber que os professores se envolveram nas dinâmicas e aprenderam com a oficina”, avaliou a professora.
“Brincando com a Matemática”
Durante os dias 2 e 3 de maio, foi realizado em Curitiba o Seminário Final do Pnaic 2018 para os professores formadores locais. No primeiro dia, aconteceu um circuito de palestras com importantes nomes da literatura e educação, sobre alfabetização, matemática e educação infantil. Dia 3, foi a vez dos formadores locais (professores municipais) assumirem as formações, com oficinas diversas envolvendo a aprendizagem das crianças.
Coube à professora vereense, junto com outras três colegas, a oficina com o tema “Brincando com a Matemática”. “Primeiro fizemos a apresentações dos participantes, depois uma introdução ao tema com uma leitura deleite de “Quem Ganhou o Jogo”, para incentivar a gostar de ler. Uma rápida fundamentação da importância do uso dos jogos matemáticos na aprendizagem e, em seguida, colocamos os professores para brincar. Pois se o professor não pratica, não interage, depois ele não vai aplicar essa atividade em sala de aula”, explicou Claudia.
Aprender e ensinar
“Essas oficinas mostram a valorização do professor como um ser pensante, capaz. Não precisa ser um palestrante renomado. Podemos aprender e ensinar com os colegas. Eu mesma participei de outras três oficinas com outros colegas professores e foram fantásticas. Com poucas coisas se faz muito”, opinou a professora Claudia.
Outro destaque dado por ela foi referente ao tema tratado. “Os professores se envolveram e aprenderam brincando. Isso mostra que o aluno deve ser o centro da aprendizagem, estar envolvido, interagindo. Não deve ser tratado com um ser passivo, deve participar da construção do conhecimento que se dá também com as brincadeiras lúdicas”, argumentou.