Saúde
Na semana passada, estiveram reunidos em Curitiba cerca de 500 ouvidores das 22 regionais de Saúde para participar do 1º Encontro Estadual de Ouvidores do SUS do Paraná. O evento foi promovido pela Secretaria Estadual de Saúde. O objetivo do encontro foi reunir os profissionais das Ouvidorias do Paraná para discutir a qualidade dos serviços de saúde e o papel das ouvidorias perante a sociedade. Na Secretaria de Saúde de Verê, o atendimento da ouvidoria acontece no setor administrativo, através da servidora Saionara Tibola, que participou do encontro estadual. “Foi maravilhoso, muitas informações sobre como melhorar o atendimento em saúde através do SUS”, relatou Saionara.
Com o objetivo de melhorar a gestão na saúde municipal, a Prefeitura de Verê, por meio da Secretaria de Saúde, está ampliando os canais de comunicação com a população. “Nas próximas semanas estaremos ampliando o serviço de ouvidoria na Secretaria de Saúde, colocando ‘caixas de sugestão e reclamação’ nas unidades de saúde”, afirmou Odair José França, secretário municipal de Saúde.
“Serão disponibilizados formulários para preenchimento e o cidadão decide se ele fará sua reclamação ou sugestão de forma anônima ou identificada. As caixas ficarão lacradas, e abertas uma vez por mês, na presença do secretário de Saúde, da profissional da ouvidoria no município, da coordenadora de atenção básica e um representante do Conselho de Saúde, para que tudo o que for relatado nos formulários sejam analisados e resolvidos”, informou o secretário. O telefone de contato da Ouvidoria em Verê é o 3535-1317.
O que é como funciona a Ouvidoria
É um serviço aberto ao cidadão para escutar as reivindicações, as denúncias, as sugestões e elogios referentes aos diversos serviços disponíveis à população. O acesso a uma ouvidoria é permitido a qualquer cidadão. A ouvidoria deve ser acionada quando o cidadão não se sentir totalmente atendido, em seus direitos, por outros canais disponíveis às suas reivindicações.
Os canais de acesso às ouvidorias estão abertos através de e-mail e telefone, ou mesmo pessoalmente, onde o cidadão expõe suas cobranças, com todos os detalhes, que permitam ao ouvidor encaminhar aos setores competentes e junto com eles, seguir passo a passo o andamento do serviço e retornar ao solicitante a resolução do problema.
O ouvidor é a pessoa que atua como centralizador e facilitador das relações entre o cidadão e a gestão pública ou privada, recolhendo as informações precisas e acompanhando o andamento do serviço solicitado, contribuindo para a melhoria da gestão e consequentemente para a satisfação da população.