23.5 C
Francisco Beltrão
sábado, 24 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Alunos da Escola Municipal Bom Pastor fazem poupança para ir ao cinema

Com a supervisão da professora Margarete de Souza Cascaes, eles encheram o “envelope”.

Alunos do 5º ano da Escola Bom Pastor, economizaram durante o ano para passear no comério, ir à feira e ao cinema. Na foto, com professora Margarete de Souza Cascaes, a coordenadora Tania Mara Souza dos Santos e a professora de apoio.

Fotos: Leandra Francischett/JdeB

Na falta do cofrinho, alunos do 5º ano da Escola Bom Pastor, Beltrão, usaram o envelope como poupança. A atividade, idealizada pela professora Margarete de Souza Cascaes, tem como objetivo incentivar os estudantes a economizar. Com este dinheiro, eles foram ao cinema, ontem, e dia 5 de dezembro, irão à feira, no Calçadão, e ao comércio. “Eles vão administrar o dinheiro deles, o que podem ou não comprar”, comenta Margarete. Eles estão na expectativa e já planejam o que comprar. Gabriel Masetto quer comer uma coxinha na feira e Kayron Gabriel Weinher, pipoca e refrigerante no cinema.
Tania Mara Souza dos Santos, coordenadora, destaca a importância deste projeto para que as crianças valorizem o que arrecadam. Muitos ganham seu dinheirinho ajudando os pais com o serviço de casa, como João Vítor Maiate. “Ajudo minha mãe (Josieli) em tudo: louça, casa, lixeiro, lavar os panos. A única coisa que eu não faço é cozinhar”, diz Maicon Kauan de Lima Tavares.
David Emanuel Sauer ajuda o pai David Sauer em seu trabalho, que é instalar som. Durante a semana, Roberta Lohuanna troca o lixo, lava a louça e arruma seu quarto; no final de semana, quando não vai na avó, ela ajuda o tio Ruan a lavar a garagem e a limpar o canil. Nicoly Morge Zulianotto ajuda no serviço de casa e, com a mesada, quer comprar um brinco folheado a ouro para a mãe Fernanda e um para avó Salete.

- Publicidade -

Na tarde de ontem, os alunos foram ao cinema com o dinheiro economizado durante o ano.

Dia 5 de dezembro, o passeio será no comércio de Beltrão.

Ana Carolina Paz Silva economiza para comprar um fone de ouvido para ela, um sapato para presentear sua mãe Aline e um sapato para seu pai Adriano. Mayara Colognese Petter ajuda a mãe Sueli, em casa, e o pai Vanderlei, com o caminhão, já que ele é caminhoneiro. Com este dinheiro, ela pretende comprar presentes de Natal para os pais e para a irmã Michely, 16.
Sua colega Sara Beatriz Mocellin contribui com a limpeza de casa e ajuda a cuidar do irmão Pedro Oscar, de um ano. “Estamos guardando dinheiro pra ir pra Fortaleza”, afirma Sara. A família de Larissa Huff tem dois cofrinhos, um com moedas de R$ 1 e outro com moedas variadas. Final do ano, ela, os pais Jandir e Marilene e os irmãos Leonardo, 8, e Lucas, 5, irão pra Foz do Iguaçu, no zoológico.
Quase todos os alunos também têm poupança em casa, como Gustavo Freitas, que limpa o canil e até faz bolo. A professora e os colegas já comeram e garantem que seu bolo é muito bom. “Com este dinheiro, quero comprar um Play Station 4”, declara. É o caso ainda de Fernanda Caroline Fernandes de Oliveira; ela e a mãe Rosangela pretendem visitar parentes em Salto do Lontra. “Só que não fica muito dinheiro no cofrinho, porque tenho que tirar pra comprar ração pra minhas três cachorras Garota, Lilica e Preta, para minha gatinha Coraline e pras calopsita Nina, Nino e Mário”, ressalta Fernanda.

Gustavo Freitas mostra o envelope, usado como poupança.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques