Política
A UTFPR de Francisco Beltrão recebeu as lideranças da comunidade para apresentar a proposta do novo curso de Agronomia, que poderá ser implantado já no próximo ano. Na oportunidade lideranças empresariais, políticas e da sociedade civil organizada conheceram as particularidades da graduação, expressaram seu apoio e anseios. A audiência aconteceu no anfiteatro do campus, na sexta-feira (dia 12), pela manhã.
O professor Hernan Vielmo, integrante da comissão que estudou a viabilidade do curso, apresentou de forma dinâmica a Agronomia 4.0. Com um foco inovador, a graduação é voltada à agricultura de precisão, tecnologias agroindustriais, produção agrícola sustentável e empreendedorismo rural. A comissão responsável pela proposta é de profissionais da área de agronomia dos três campus da UTFPR do sudoeste do Paraná: os professores Hernan Vielmo, Eder da Costa dos Santos, Luciano Lucchetta e João Francisco Marchi de Francisco Beltrão, Lucas Domingues de Dois Vizinhos e José Abramo de Pato Branco.
“Com Francisco Beltrão ofertando a agronomia será possível criar o Centro de Ciências Rurais dos campi do sudoeste com fortes ações em pesquisa e soluções direcionadas às demandas”, finalizou Vielmo. A ideia é otimizar recursos financeiros e pessoal para esta nova graduação, cujas turmas terão duração de cinco anos.
O reitor Luiz Alberto Pilatti, o vice-prefeito Antonio Pedron, a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) e o ex-deputado Assis do Couto (PDT-PR), que apresentou a emenda para instalar o campus da UTFPR em Beltrão quando a unviersidade foi criada, em 2006, estiveram na audiência.