Política

A Secretaria de Estado de Agricultura (Seab) está promovendo nos 42 municípios do Sudoeste seminários com produtores de leite para esclarecer dúvidas e alertar sobre a importância de cuidados para ter um leite de qualidade, de forma que atenda as normativas 76 e 77 que estão em vigor. Quarta-feira, 18 de setembro, o evento foi realizado em Verê, no Clube dos Idosos.
O secretário de Agricultura Rodrigo Garbossa agradeceu os presentes e destacou a importância da produção de leite para a economia do município e subsistência das famílias, especialmente de pequenos produtores rurais. Denise Adamchuck, chefe regional da Seab, ressaltou a necessidade da adequação dos produtores para que possam continuar na atividade e da iniciativa da Seab, de realizar esse seminário em todos os municípios, para que os produtores tenham acesso à informação.
Importância do manejo correto
A principal explanação da manhã foi dada pelo consultor do Senar, médico veterinário Luiz Lanzarine. “A qualidade do leite está diretamente ligada a dois fatores principais: primeiro o produtor e segundo a vaca. Porque se vocês não fizerem o manejo correto, não terão bons resultados. Por isso é extremamente importante tomar atitudes que garantam leite de qualidade e que não perca essa qualidade no meio do caminho”, afirmou Lanzarine.
Entre as ações destacadas está a higiene no ato da ordenha até no armazenamento. “Nossa região que costuma registrar altas temperaturas exige muito cuidado no resfriamento, para não perder a qualidade”, frisou o instrutor do Senar. Lanzarine explicou que as novas normativas em vigor alteram índices mínimos de qualidade do leite que exigem do produtor cuidado ainda maior.
Investimentos
Na ocasião, representantes do Sebrae, Laticínio Alto Alegre e Cresol apresentaram o projeto conjunto que vai atender 120 produtores para melhorar a qualidade e produtividade do leite. Com investimento de R$ 86 mil e desenvolvido em quatro meses, vai englobar fatores econômicos, sociais e ambientais.
Ao final, o secretário de Agricultura Rodrigo Garbossa aproveitou para lançar o Programa de Inseminação Artificial, criado recentemente e aprovado na Câmara de Vereadores pela Lei 411/19. O objetivo é possibilitar que os produtores adquiram sêmens de qualidade com preço reduzido, para o melhoramento genético do rebanho com economia de gastos.