Além de contribuir com o desenvolvimento saudável.

Elisângela Cruz Liston, psicopedagoga clínica, diz que para as crianças brincar é importante.
A criança desenvolve várias habilidades.
Por que o brincar é tão importante? “Até os 7 anos, o desenvolvimento primordial no cérebro é do hemisfério direito. Neste período, a criança desenvolve habilidades com cores, formas, música, fantasias, imaginação, artes, criatividade, que devem ser muito valorizadas em casa e na educação infantil, pois estas habilidades vêm antes das atividades formais, desenvolvidas pelo hemisfério esquerdo, a partir dos 7 anos”, responde Elisângela Cruz Liston, psicopedagoga clínica e coach emocional.
“Estamos falando de desenvolvimento cerebral, portanto, é uma necessidade essencial para a aprendizagem e desenvolvimento saudável. Estimular a criança a brincar seria respeitar cada fase de seu desenvolvimento. Ela desenvolve todo o sistema neurológico de forma absoluta”, acrescenta Elisângela. Segundo a psicopedagoga, durante a brincadeira, há um estímulo para as sinapses, que é a comunicação entre os neurônios, então permite que os neurônios se conectem e, quanto mais conectados estiverem, melhor as capacidades cognitivas desse indivíduo.
Além disso, o lúdico cria esse ambiente fértil para que a criançada aprenda e explore novas possibilidades de raciocínio, estimula a criatividade e leva a criança a buscar estratégias diferenciadas, a interpretar e a desafiar seus limites. Brincando, os pequenos buscam a compreensão do mundo. “Ela brinca recriando e inventando novas realidades, construindo regras e sonhando. Ela experimenta o brincar de acordo com suas necessidades do momento. Não envolve só prazer; conflitos interiores são demonstrados. A criança experimenta sentimentos importantes como frustração, medo, ansiedade, alegria e tristeza, necessários para um crescimento saudável. Por isso, brincando é que se aprende”, destaca.
É terapêutico
Suziel de Oliveira Moya, psicopedagoga clínica, comenta que brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e intelectual, além de ser terapêutico, porque ela elabora e trabalha seus conflitos. “É muito interessante observar os sobrinhos, filhos, netos, afilhados a brincar com os pais, dindos, primos, amigos da escola. É um momento em que ela vai ter que olhar para o outro, vai ter que esperar, vai ter que ouvir, então temos que trabalhar essas regras sociais, desde o momento lúdico. Esta é a importância do brincar, para o desenvolvimento global da criança.”
Suziel ressalta que é um momento para os pais ou responsáveis observarem a questão motora e as emoções, se é uma criança muito nervosa ou brava, que não aceita regras. “Nós, responsáveis, vamos conseguir identificar ‘opa, isso não está muito certo’, nós temos essa oportunidade também no brincar.”